No Dia do Património, a Diocese abraça os alunos da Cercilei que visitam exposição

Para celebrar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, a diocese de Leiria-Fátima, representada pelo Departamento do Património Cultural, organizou uma visita guiada à Exposição “Um manto de todas as cores: a Virgem Maria no território de Leiria-Fátima”, patente no Museu de Leiria. Seria uma iniciativa como tantas outras, não fosse a particularidade de ter sido destinada a um público muito específico: os alunos da Cercilei.

De acordo com o diretor do Departamento e comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, para além de marcar o dia em si, pretendeu-se “sublinhar a necessidade de a arte dialogar com os mais diversificados públicos, sem discriminação e atenta às necessidades de cada pessoa”. A dar o exemplo, foi o próprio comissário a guiar a visita que os presentes acompanharam sempre com interesse e agrado, em que os momentos de diálogo e interacção com os utentes da Cercilei foram a nota de destaque.

Nesta visita estiveram alguns representantes de diversos setores da sociedade, com particular destaque para a presença do bispo diocesano, D. António Marto que, no final, chamou cada aluno presente pelo seu nome para lhe dar um abraço.

No final, o cardeal explica que a Diocese quis transmitir diversos sinais com esta iniciativa. É um “sinal de reconhecimento destes irmãos mais frágeis e mais vulneráveis, para lhes manifestar a nossa estima e proporcionar-lhe uma visita que, como todos pudemos ver, cheia de beleza, de encanto e de alegria”, explicou. E acrescentou que, nessa medida, é “também um sinal para a sociedade, um sinal visível e comunicável, uma vez que vivemos absorvidos pelos afazeres do dia a dia, e corremos o risco de nos esquecermos destes irmãos; é um sinal da cultura da inclusão que toca o coração de todo, ao mesmo tempo que serve para dar a conhecer os bens culturais da Igreja que são para todos poderem fruir da sua beleza, da sua riqueza histórica”. Na despedida era visível o seu contentamento , sobretudo porque “estes jovens conseguiram descobrir e sentir a ternura de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da humanidade”.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.