No aniversário da dedicação da Catedral, D. António Marto anuncia tema do próximo biénio

E indicou também os três objetivos gerais que hão-de mobilizar pastores e fiéis ao longo desse período.

Na missa da solenidade da dedicação da catedral de Leiria, celebrada hoje, o cardeal D. António Marto anunciou o tema para o biénio pastoral 2020-2022 da diocese de Leiria-Fátima: “Eucaristia, comunidade cristã e missão”. E indicou também os três objetivos gerais que hão-de mobilizar pastores e fiéis ao longo desse período: 1) Redescobrir a Eucaristia como encontro com Cristo e fonte de vida cristã; 2) Promover o sentido comunitário a partir da liturgia; 3) Impulsionar o testemunho e missão dos cristãos na sociedade a partir da eucaristia. O programa de atividades diocesanas, vicariais e diocesanas será apresentado oportunamente na carta pastoral que o bispo está a preparar. O projeto pastoral para o biénio tem vindo a ser apresentado, debatido e enriquecido nos vários conselhos diocesanos: pastoral, presbiteral, vigários e de coordenação pastoral.

Na homilia da celebração, D. António Marto focou a sua atenção no refrão do salmo responsorial do dia: “Como é agradável a vossa morada, Senhor do Universo”. E falou da Igreja como a comunidade, e não somente o templo material, que Deus torna sua morada, fazendo-se próximo do seu povo e dotando-o de carismas e serviços para dele cuidar e guiar.
Várias dezenas de fiéis e alguns sacerdotes participaram na missa, cumprimento as regras recomendadas pelas autoridades de saúde para controlar a atual pandemia.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress