Na noite desta quinta-feira Santa, 28 de março, a Sé de Leiria acolheu a Missa da Ceia do Senhor, presidida por D. José Ornelas, bispo da diocese de Leiria-Fátima. A celebração, que teve início às 21h00, reuniu uma comunidade numerosa, que se juntou para recordar a Última Ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos e a instituição da Eucaristia.
A cerimónia iniciou-se com a procissão do Bispo e dos acólitos até ao altar. A leitura da Palavra de Deus, a homilia proferida por D. José Ornelas e o rito do Lava-pés marcaram os momentos particularmente significativos da celebração.
https://youtu.be/uteWQkDUy1w
Na homilia, o bispo de Leiria-Fátima socorreu-se das leituras para fazer uma exegese do momento fundador da Eucaristia, sublinhando a entrega que Jesus faz de Si próprio, como ensinamento central da Última Ceia. D. José Ornelas convidou os presentes a refletir sobre o significado do gesto de Jesus ao lavar os pés dos seus discípulos, um ato de humildade e serviço que deve ser imitado por todos os cristãos.
No final da homilia, D. José ainda fez uma referência ao caminho sinodal que a Igreja está a fazer e ao qual a Diocese também se juntou de forma especial. Para o prelado, este caminho também nasce na Eucaristia “que nós vivemos juntos, celebrando a mesma comunhão e o mesmo carinho que Deus tem para connosco”.
O rito do lava-pés, que se seguiu à homilia, revestiu-se de grande simbolismo. D. José Ornelas lavou os pés a doze jovens, representando os doze apóstolos, num gesto que recorda o apelo de Jesus ao amor e à entrega aos outros.