Movimentos e novas comunidades em Vigília de Pentecostes na Sé

No dia 8 de junho, pelas 21h na Sé de Leiria, realizou-se a Vigília de Pentecostes, presidida pelo nosso bispo, D. António Marto.

Esta celebração foi preparada por alguns movimentos e novas comunidades existentes na diocese que, no final da celebração, convidaram os presentes para um momento de convívio nos claustros da Sé.

Na sua homilia D. António Marto realçou a dimensão missionária da Igreja, recordando o contexto do ano missionário na Igreja em Portugal sobre o lema “Todos, tudo e sempre em Missão”. Este ano missionário é uma resposta ao convite do Papa Francisco, que propõe que em outubro 2019 se celebre a nível mundial um mês missionário extraordinário, lembrando a vocação batismal: batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo.

Inspirado em S. Paulo VI, o nosso bispo realçou a importância da ação do Espírito Santo na Igreja: Ele é a sua alma, o protagonista da missão; Aquele que liberta do medo e que envia os apóstolos em missão.

D. António deixou três inquietações que o Espírito nos provoca hoje: a questão vocacional, nas várias dimensões, mas em especial à vida religiosa e consagrada; a vocação laical e o compromisso dos cristãos nas paróquias e na sociedade e a importância da sua formação, e a atenção ao mundo juvenil, que vive num contexto dum mundo em grandes mutações. É necessário ir ao encontro dos jovens, escutá-los, saber das suas inquietações e desejos, dar-lhes oportunidades de participação em nossas comunidades, que se sintam acolhidos e tenham um papel activo nas comunidades e na sociedade.

Neste biénio pastoral dedicado aos jovens, no final da celebração tivemos o testemunho de uma jovem, a Ana Lúcia, que faz parte do Serviço da Pastoral do Ensino Superior e partilhou com a assembleia, a sua experiência pastoral no ambiente universitário, realçando em especial, a experiência de missão realizada na paróquia de Minde. 

A assembleia escutou ainda e aplaudiu o testemunho da jovem. De forma emocionada, referiu pertencer ao grupo de jovens da Barreira que como ela se afirmam católicos praticantes e querem viver como tal na sua comunidade, na universidade e na sociedade. Contou a recente experiência de missão com outros jovens do Instituto Politécnico de Leiria na paróquia de Minde, o acolhimento e as atividades que ali realizaram. Por fim, apelou a que os jovens sejam acolhidos e apoiados nas comunidades cristãs, para que nelas possam dar o seu contributo e força de renovação. No mesmo sentido, D. António Marto desejou que eles possam tornar-se pessoas com visão de futuro, animados de esperança, e que os adultos os ajudem a alcançar esse dom do Espírito em quem o invoca com confiança e o acolhe.

Após a missa, nos claustros, houve ainda ocasião para conhecer carismas e publicações das diferentes agregações e confraternizar entre os membros das mesmas.

Jovem da Barreira deu o seu testemunho

(Com P. Jorge Guarda)

Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress