Mostra de património artístico da Diocese é iniciativa na Rede e nas redes sociais

A partir da próxima edição, a REDE – Revista Digital publicará semanalmente fichas de peças de arte que integram o acervo do património artístico da diocese de Leiria-Fátima. Esta iniciativa do Departamento do Património Cultural da Diocese enquadra-se no âmbito da temática do plano pastoral para este triénio, dedicado à Eucaristia. A ideia subjacente a esta rubrica, para além da divulgação de peças de arte dispersas pelas várias comunidades do território, é a identificação de alfaias e outros artefactos litúrgicos que são usados no sacramento central da vida cristã e a respetiva descrição.

Esta peça será apresentada na primeira ficha.

O lançamento desta secção da REDE, a que foi dado o nome de “Olhar e Ver o Património”, coincide propositadamente com a celebração da Solenidade do Corpo de Deus, marcando, desta forma, um evento importante da vida diocesana que, em virtude da situação de pandemia, não poderá, este ano, ter os habituais e tradicionais contornos.

A primeira peça que dá início ao catálogo, é uma custódia de uma paróquia perto da cidade de Leiria. Para além da imagem, é apresentado um diagrama onde se identificam cada uma das partes que compõem a alfaia usada para a exposição do santíssimo Sacramento.

Esta rubrica também será assinalada em versão adaptada para as redes sociais da Diocese.

Quem quiser acompanhar, pode fazer a subscrição da REDE, que é distribuição gratuita em formato digital, em http://querorede.leiria.cc

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.