A partir da próxima edição, a REDE – Revista Digital publicará semanalmente fichas de peças de arte que integram o acervo do património artístico da diocese de Leiria-Fátima. Esta iniciativa do Departamento do Património Cultural da Diocese enquadra-se no âmbito da temática do plano pastoral para este triénio, dedicado à Eucaristia. A ideia subjacente a esta rubrica, para além da divulgação de peças de arte dispersas pelas várias comunidades do território, é a identificação de alfaias e outros artefactos litúrgicos que são usados no sacramento central da vida cristã e a respetiva descrição.
O lançamento desta secção da REDE, a que foi dado o nome de “Olhar e Ver o Património”, coincide propositadamente com a celebração da Solenidade do Corpo de Deus, marcando, desta forma, um evento importante da vida diocesana que, em virtude da situação de pandemia, não poderá, este ano, ter os habituais e tradicionais contornos.
A primeira peça que dá início ao catálogo, é uma custódia de uma paróquia perto da cidade de Leiria. Para além da imagem, é apresentado um diagrama onde se identificam cada uma das partes que compõem a alfaia usada para a exposição do santíssimo Sacramento.
Esta rubrica também será assinalada em versão adaptada para as redes sociais da Diocese.
Quem quiser acompanhar, pode fazer a subscrição da REDE, que é distribuição gratuita em formato digital, em http://querorede.leiria.cc