O módulo interdisciplinar organizado pelo Centro de Cultura e Formação Cristã já tem os oradores definidos e o respetivo programa.
Programa
30 de maio
Deus e o Belo, por Sandra Bartolomeu
Quando Deus vai ao cinema. Diálogo com a sétima arte
6 de junho
O imaginário bíblico e o cristianismo como exegese, por Pedro Valinho Gomes
O que se aprende sobre Deus com os poetas?, por José Rui Teixeira
13 de junho
Deus dança? (ou: da fé que se expressa pelo e no corpo), por Paulo Duarte
As construções da fé (ou: da arquitetura litúrgica que diz a fé das pedras vivas), por Marco Daniel Duarte
“Linguagens da fé” é o tema do módulo interdisciplinar organizado pelo Centro de Cultura e Formação Cristã, que será dedicado à relação entre a arte e a espiritualidade cristã. Integrado no curso diocesano Bíblia e Teologia Cristã, mas aberto a todos os interessados no tema, o módulo interdisciplinar fecha o ano de formação com três encontros, nos dias 30 de maio, 06 e 13 de junho, que serão porta de entrada em várias das linguagens artísticas em que a fé se diz no mundo contemporâneo.
A reflexão abrirá com a descoberta da beleza de Deus e a intuição de que a arte cristã é eco desse encontro, que é sempre simultaneamente busca e descoberta. Depois falar-se-á sobre a dança de Deus, sobre os poetas que dizem Deus, sobre a arquitetura que é louvor de pedras vivas e sobre o imaginário bíblico que transforma a fé cristã em exegese. A fé expressa-se por todos os poros do crente para ganhar espaço e comunicação e vida. Não sem dificuldade, que dizer Deus é balbuciar e tatear. «Que difícil não é criar um homem para deus», rezava Ruy Belo. Mas se algo tem a arte cristã a demonstrar é porventura que a proposta cristã representa uma revolução sem precedentes e de uma imensidão ainda inigualável.
Cartaz:
Site do CCFC:
Agenda do CCFC:
There are no upcoming events.