O seminarista Miguel Francisco, do Souto da Carpalhosa, vai ser instituído leitor no próximo domingo, dia 14 de abril. O Início da celebração está marcado para as 16h30 na igreja da paróquia de que é natural.
A instituição no Ministério dos Leitores é uma das etapas do percurso daqueles que se preparam para o sacerdócio. Não é novidade que todos os sacerdotes têm sido instituídos neste ministério. No entanto, a cerimónia decorre normalmente no Seminário ou na Sé, pelo que, pela primeira vez, existe a novidade de isso acontecer numa igreja paroquial.
Em nota publicada no boletim do Souto da Carpalhosa, é afirmado que “se foi com muita alegria que vimos o Miguel dar entrada no Seminário e o vemos entusiasmado a viver este tempo, torna-se maior o júbilo de o ver ser instituído leitor na igreja paroquial”. E acrescenta que, “se todos temos o dever de escutar e anunciar a Palavra de Deus, o Miguel assume-o como missão muito específica: escutar, viver, testemunhar e anunciar, para que todos se tornem fiéis à Palavra, a Deus”.