Todas as localidades, habitadas ou não, têm a sua história, onde se retratam as origens, a fundação, o desenvolvimento e as características que as definem.
Para que se conheça essa história, contam-se com especialistas e historiadores que, recorrendo a fontes credíveis, estudam e documentam acontecimentos intemporais, permitindo-nos identificar quem somos e preservar a memória dos nossos antepassados.
Por iniciativa do atual executivo da Junta de Freguesia de Marrazes e Barosa, está a ser realizado um trabalho exaustivo sobre a origem de Marrazes. Para tal, foram contratados diversos especialistas, bem como residentes locais, com o objetivo de recolher informações e contributos tão credíveis quanto possível, visando a edição de uma monografia que permita a todos, habitantes ou não, conhecer o valor histórico destas terras.
No passado sábado, teve lugar uma tertúlia no Museu Escolar de Marrazes, onde foram apresentados os progressos na elaboração da futura monografia. Entre os intervenientes estiveram o Professor Saul António Gomes e a Doutora Maria da Luz Moreira.
Durante a exposição, foram revelados factos muito interessantes e, até então, desconhecidos pela maioria dos presentes, tais como a provável origem do nome Marrazes, os acontecimentos relacionados com a formação de uma nova paróquia no primeiro quarto do século XIX, com todas as suas condicionantes, bem como informações sobre os primeiros habitantes, as suas habitações e as atividades a que se dedicavam.
Estas conclusões resultaram de um trabalho profundo e científico, que traça a história de Marrazes desde a sua fundação até aos dias de hoje.
Espera-se que esta monografia seja apresentada ao público na próxima Primavera, já com todos os resultados e estudos concluídos.
Pode concluir-se que a paróquia de São Tiago de Marrazes está prestes a celebrar os duzentos anos da transferência da antiga igreja de São Tiago, que se localizava no Arrabalde, para o local onde hoje se encontra.
Dado o empenho da autarquia em investigar e atualizar a história de Marrazes, é importante que também a paróquia se envolva neste processo, uma vez que foi a partir da sua ereção que se iniciou o povoamento da região.
A apresentação desta monografia, ou uma possível celebração promovida pela paróquia, deverá ser um momento de união e festa entre todos os lugares que compõem esta paróquia — Gândara dos Olivais, Janardo, Quinta do Alçada, Quinta da Matinha, Marinheiros, Marrazes e Pinheiros — bem como com as paróquias pertencentes à nova comunidade pastoral.
Aguardamos com expectativa.