No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Conferência Episcopal Portuguesa anunciou a criação do Manual de Apoio a Animadores e Catequistas para a Inclusão das Pessoas com Deficiência. Desenvolvido pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência e pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), o documento, intitulado ESTAMOS TODOS?, visa capacitar catequistas e agentes pastorais para promover a inclusão.
O manual reúne ensinamentos da Igreja, aborda as diferentes tipologias de deficiência e propõe atitudes inclusivas. Além disso, inclui testemunhos de fiéis com deficiência e experiências da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023, destacando lições aprendidas. Carmo Diniz, diretora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, afirmou que o recurso “pode ser transformador” ao inspirar práticas mais inclusivas na catequese.
D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, sublinha no prefácio os avanços na dignidade das pessoas com deficiência, destacando as notas pastorais publicadas em 1981, 2003 e 2019. Fernando Moita, diretor do SNEC, reforça que os agentes pastorais são fundamentais para levar a alegria do encontro com Cristo a todas as pessoas.
Disponível online em formato PDF e em exemplares físicos, o manual é descrito como um recurso de consulta e aprendizagem, criado para garantir que “ninguém fique para trás” no percurso de fé.