A diocese de Leiria-Fátima enviou novas orientações às comunidades paroquiais para este período de confinamento provocado pela pandemia de covid-19. Algumas delas, já são do conhecimento público e têm em conta os reparos e perguntas que têm feito chegar à Diocese e a necessidade de definir orientações comuns para todos. Seguem as instruções:
Oratórios da Sagrada Família ou outros
Devido aos risco de contágio entre famílias, não devem circular de casa em casa, durante este tempo de contenção. Durante este período terão de ficar numa das famílias, ao cuidado do responsável do respetivo coro. Também podem ser recolhidos pela paróquia. Em alternativa, podem inventar-se outros modos de fazer a circulação, como por exemplo, por uma mensagem de telefone de família para família.
Crismas
Ficam canceladas todas as que estavam marcadas para os meses de abril e maio. Para os meses seguintes serão dadas indicações de acordo com as autoridades sanitárias. Para tranquilização dos adolescentes, suas famílias e catequistas, é necessário passar-lhes a informação. As novas marcações far-se-ão depois de passar a atual situação.
Ofertórios
O ofertório dos lugares santos, que se fazia na sexta-feira santa, foi transferido para o domingo 13 de setembro. O contributo da renúncia quaresmal será recolhido somente quando recomeçarem as celebrações comunitárias. Em qualquer caso, havendo pessoas a querer entregar o seu contributo, o mesmo será recebido, registado e guardado para se juntar ao que vier a ser recolhido.
Folar ou contributo paroquial
Embora se compreenda as necessidades da paróquias, não é conveniente os párocos ou seus colaboradores na administração promoverem a recolha destes contributos nas circunstâncias atuais. Deverão recebê-los somente se os fiéis o quiserem entregar por iniciativa própria.