Luz da Paz de Belém já está a caminho das paróquias

Por se ter realizado na Diocese, todas as paróquias foram convidadas a estar presentes, para, assim, poderem levar essa mesma chama.

No dia 11 de dezembro, a Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolheu a celebração da partilha nacional e diocesana da Luz da Paz de Belém. A iniciativa promovida pelo Corpo Nacional de Escutas, este ano em parceria com o Santuário de Fátima, foi presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho e envolveu cerca de 1500 escuteiros de todo o país, com transmissão online no Youtube e no Facebook do Santuário e nas redes sociais do CNE.

Esta celebração acontece todos os anos numa diocese do país e, este ano, coube a Leiria-Fátima receber a chama da luz que “é recolhida na Gruta da Natividade, em Belém, e levada para a Áustria para ser partilhada numa grande cerimónia ecuménica, em Viena, onde participam escuteiros e guias de toda a Europa”. Por se ter realizado na Diocese, todas as paróquias foram convidadas a estar presentes, para, assim, poderem levar essa mesma chama. Desta forma, a habitual celebração da partilha que ocorreria na Sé de Leiria, já não tem lugar, uma vez que foi realizada no território a partilha nacional.

No ano em que o Corpo Nacional de Escutas comemora o seu Centenário, a Luz da Paz de Belém representou uma oportunidade de celebrar em Comunidade, partilhando a sua missão de Paz, Partilha e Serviço.

D. José Ornelas na sua homilia exaltou a presença dos escuteiros, reforçando que “a luz que hoje será partilhada, deverá ser distribuída para que o sonho se faça realidade”. Lembrou ainda a todos que devemos receber esta luz, cuidar dela com a paciência necessária para a fazer crescer, não só em nós, mas nas nossas comunidades.

A finalizar a cerimónia o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, que integrou a comitiva que foi à cerimónia internacional em Viena, afirmou que esta foi uma missão desafiante: “o desafio está em trazermos a luz em nós, e a pensarmos mais uns nos outros e em quem precisa”.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO
https://lefa.pt/?p=51380

Durante o dia foram realizadas as atividades previstas, preparadas pelo Santuário de Fátima e pela direção do CNE de forma a que para além desta simbólica celebração, a data fosse aproveitada pelos escuteiros para uma vivência da Fé a partir da mensagem de Fátima, confiada por Nossa Senhora a três Pastorinhos e destinada a toda a humanidade.

Com o lema “Missão: Leva essa Luz em Ti”, a Luz da Paz de Belém contou ainda este ano com a colaboração dos Comités Organizadores Paroquiais e dos Comités Organizadores Vicariais da JMJ – Jornada Mundial da Juventude, e do DNPJ – Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, que também marcaram presença na celebração no Santuário.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress