No dia 11 de dezembro, a Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolheu a celebração da partilha nacional e diocesana da Luz da Paz de Belém. A iniciativa promovida pelo Corpo Nacional de Escutas, este ano em parceria com o Santuário de Fátima, foi presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho e envolveu cerca de 1500 escuteiros de todo o país, com transmissão online no Youtube e no Facebook do Santuário e nas redes sociais do CNE.
Esta celebração acontece todos os anos numa diocese do país e, este ano, coube a Leiria-Fátima receber a chama da luz que “é recolhida na Gruta da Natividade, em Belém, e levada para a Áustria para ser partilhada numa grande cerimónia ecuménica, em Viena, onde participam escuteiros e guias de toda a Europa”. Por se ter realizado na Diocese, todas as paróquias foram convidadas a estar presentes, para, assim, poderem levar essa mesma chama. Desta forma, a habitual celebração da partilha que ocorreria na Sé de Leiria, já não tem lugar, uma vez que foi realizada no território a partilha nacional.
No ano em que o Corpo Nacional de Escutas comemora o seu Centenário, a Luz da Paz de Belém representou uma oportunidade de celebrar em Comunidade, partilhando a sua missão de Paz, Partilha e Serviço.
D. José Ornelas na sua homilia exaltou a presença dos escuteiros, reforçando que “a luz que hoje será partilhada, deverá ser distribuída para que o sonho se faça realidade”. Lembrou ainda a todos que devemos receber esta luz, cuidar dela com a paciência necessária para a fazer crescer, não só em nós, mas nas nossas comunidades.
A finalizar a cerimónia o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, que integrou a comitiva que foi à cerimónia internacional em Viena, afirmou que esta foi uma missão desafiante: “o desafio está em trazermos a luz em nós, e a pensarmos mais uns nos outros e em quem precisa”.
Durante o dia foram realizadas as atividades previstas, preparadas pelo Santuário de Fátima e pela direção do CNE de forma a que para além desta simbólica celebração, a data fosse aproveitada pelos escuteiros para uma vivência da Fé a partir da mensagem de Fátima, confiada por Nossa Senhora a três Pastorinhos e destinada a toda a humanidade.
Com o lema “Missão: Leva essa Luz em Ti”, a Luz da Paz de Belém contou ainda este ano com a colaboração dos Comités Organizadores Paroquiais e dos Comités Organizadores Vicariais da JMJ – Jornada Mundial da Juventude, e do DNPJ – Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, que também marcaram presença na celebração no Santuário.