Livro dos Catecúmenos recebe 11 nomes

A celebração, na Sé de Leiria, foi presidida por D. José Ornelas Carvalho, e contou com 11 catecúmenos que, após a sua apresentação pessoal, começaram por ser marcados com o sinal da cruz: «Recebe a cruz na tua fronte. Cristo te fortalece com o sinal do seu amor. Aprende agora a conhecê-l’O e a segui-l’O.»
Livro dos Catecúmenos recebe 11 nomes

Os catecúmenos adultos da diocese de Leiria-Fátima encontraram-se no domingo, 20 de março, para o Rito da Eleição e da Inscrição do Nome. A celebração, na Sé de Leiria, foi presidida por D. José Ornelas Carvalho, e contou com 11 catecúmenos que, após a sua apresentação pessoal, começaram por ser marcados com o sinal da cruz: «Recebe a cruz na tua fronte. Cristo te fortalece com o sinal do seu amor. Aprende agora a conhecê-l’O e a segui-l’O.»

A Inscrição do Nome no Livro dos Catecúmenos é o sinal da vontade e compromisso de cada um para se preparar para a celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã. Nesta caminhada em que são acompanhados pelos padrinhos e por toda a comunidade que foi convidada a rezar por eles. Para os fortalecer neste caminho de seguimento do Evangelho, foram ungidos com o óleo dos catecúmenos, gesto que é iluminado pelas palavras do celebrante: «O poder de Cristo salvador vos fortaleça. Em sinal desse poder vos fazemos esta unção, em nome do mesmo Cristo nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos».

ÁLBUM FOTOGRÁFICO
https://www.leiria-fatima.pt/?p=47602

Os catecúmenos, agora eleitos, receberam, por fim, o texto do Credo, essas palavras que «encerram grandes mistérios» que foram convidados a acolher com sinceridade e a guardar no coração.

A celebração do Rito da Inscrição do Nome acontece habitualmente no início da Quaresma. Este ano, foi adiada para o terceiro domingo devido à entrada do novo Bispo, coincidindo desta forma com o Dia Cáritas. A partir das leituras do dia, D. José Ornelas incentivou os catecúmenos a acolher o chamamento que Deus faz a cada um, tal como chamou Moisés pelo seu próprio nome, e a aceitar a missão de levar a salvação e a libertação a todos, num caminho de descoberta e de conversão constante, na prática da caridade. No início da sua presença na diocese de Leiria-Fátima, o Bispo diocesano reforçou a alegria e a esperança que esta celebração traz para esta Igreja que é chamada a ser missionária, onde cada um deve levar a Boa Notícia do Evangelho aos outros.

Os catecúmenos são provenientes das paróquias de Batalha, Calvaria, Leiria, Marinha Grande e Milagres, e celebram os Sacramentos da Iniciação Cristã habitualmente na Vigília Pascal, nas suas paróquias de origem, onde decorre também a sua formação.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress