Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, foi distinguida com o Prémio «Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes» 2023, anunciou a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. O júri destacou o “testemunho convicto de humanismo cristão” ao longo da sua carreira.
O galardão, criado em 2005 pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, reconhece figuras que aliam excelência e valores cristãos no mundo contemporâneo. Presidido por D. Nuno Brás, bispo do Funchal, o júri elogiou a autenticidade de Leonor Beleza desde os tempos de estudante e docente até ao seu percurso como ministra da Saúde (1985-1990), deputada e vice-presidente da Assembleia da República.
A distinção sublinha ainda o seu papel na Fundação Champalimaud, conjugando inovação, serviço público e defesa da dignidade humana, com particular foco na saúde, educação e condição feminina.
A cerimónia de entrega, relativa à 19.ª edição do prémio, será anunciada posteriormente. Este prémio homenageia também o jesuíta Padre Manuel Antunes, um dos grandes pensadores portugueses do século XX.