Leitores reforçam missão com formação no Souto da Carpalhosa

A iniciativa contou com a presença de 36 leitores vindos de três paróquias: Souto da Carpalhosa, Monte Real e Meirinhas.

No passado dia 21 de dezembro, realizou-se o primeiro encontro de formação de leitores na paróquia do Souto da Carpalhosa. A iniciativa contou com a presença de 36 leitores vindos de três paróquias: Souto da Carpalhosa, Monte Real e Meirinhas.

Num primeiro momento, refletiu-se sobre a pertença à Igreja e a missão de batizados. Neste sentido, compreendeu-se que, pelo batismo, todos somos convocados a colocar os nossos dons e carismas ao serviço da Igreja. É neste princípio que assenta o sentido e a importância dos leitores na missão e no serviço a Deus e à Igreja.

Num segundo momento, com o apoio da Associação Leiria Toastmasters Club, explorámos como a voz, a postura corporal e os gestos contribuem para a qualidade da leitura.

Fica a certeza de que, após este primeiro encontro, estamos mais atentos aos pequenos pormenores que, no fundo, fazem a diferença. Estes detalhes ajudar-nos-ão a sermos melhores leitores e, por isso, melhores testemunhas do Verbo Encarnado.

Testemunhos

“A formação foi um momento que, acima de tudo, evidenciou a importância dos leitores na celebração eucarística. Também permitiu que todos nós, da próxima vez que subirmos ao ambão, estejamos mais atentos aos pequenos pormenores que farão a diferença entre uma leitura e uma boa leitura.”
— Susana Silva, Vale da Pedra

“Gostei. O facto de partilharmos todos o mesmo é enriquecedor. Fez-me ver que tenho de mudar algumas atitudes: preparar melhor a leitura e projetar a minha voz. Sinto-me empolgada para começar a fazer Lectio Divina.”
— Susana Morgado, Souto da Carpalhosa

“Esta formação, de uma forma tão simples mas cheia de pormenores, começou com uma pergunta do Miguel que me tocou profundamente e me fez refletir: ‘Reconheço-me como filha muito amada de Deus?’. A formação foi excelente e mostrou-nos o quão importante é fazer uma boa preparação da leitura. Isto de ler na missa vai muito além de simplesmente ler, pois é Deus que se serve da nossa voz. Faz-me pensar: estarei eu à altura desta missão? Estou grata pelas dicas que nos foram dadas para colocar melhor a voz. O Miguel é, sem dúvida, um bom formador.”
— Sandrina Duarte, Várzeas

“A formação dos leitores foi interessante e importante. Ler não é fácil, e devemos proclamar a Palavra de Deus com vida. No meu ponto de vista, depende do leitor se os ouvintes escutam ou não a Palavra; eles têm de entender o que ouvem. O Miguel conseguiu transmitir boas técnicas e dar excelentes conselhos, embora talvez não seja fácil pô-los em prática. Quanto ao Toastmasters, as suas dicas foram úteis, e os testemunhos de experiências foram bonitos, mas considero que a primeira parte da formação foi, sem dúvida, fundamental. Parabéns, Miguel, e obrigada pela ajuda e dedicação. Que as nossas leituras façam eco nos corações de quem nos ouve.”
— Jovelina e Leïla Domingues, Souto da Carpalhosa

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress