Cidade do Vaticano, 11 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV apelou neste dia ao fim da violência global, evocando os 80 anos do fim da II Guerra Mundial e repetindo os alertas do Papa Francisco sobre o risco de um novo conflito mundial. “A imensa tragédia da II Guerra Mundial terminou há 80 anos, depois de causar 60 milhões de vítimas. No cenário atual de uma III Guerra Mundial em pedaços, dirijo-me aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: nunca mais a guerra!”, afirmou, desde a varanda da Basílica de São Pedro.
Na sua primeira intervenção dominical com peregrinos, Leão XIV manifestou preocupação pelos conflitos na Ucrânia, Faixa de Gaza, Índia e Paquistão, apelando a negociações e a cessar-fogo. “Faça-se tudo o que for possível para alcançar uma paz autêntica, justa e duradoura”, pediu.
O Papa assinalou ainda o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e enviou uma saudação especial às mães, por ocasião do seu dia em Itália. Leão XIV, de 69 anos, é o primeiro pontífice norte-americano, tendo sido missionário no Peru e superior da Ordem de Santo Agostinho.