No passado sábado, 4 de junho, a diocese de Leiria-Fátima voltou a reunir num momento celebrativo os consagrados, os sacerdotes e os casais jubilares que completaram ou venham a completar neste ano de 2022 25, 50 ou 60 anos de consagração ou matrimónio.
Nesta celebração diocesana participaram três consagradas/religiosas, três sacerdotes (um dos quais religioso) e 28 casais da diocese de Leiria-Fátima, assim como algumas dezenas de familiares e acompanhantes, para a celebração conjunta da alegria e da gratidão a Deus pela graça e experiência da própria vocação.
Devido à situação pandémica ainda decorrente, a cerimónia constou apenas duma Eucaristia de ação de graças na Sé de Leiria e foi presidida pelo nosso, também jubilário, bispo D. José Ornelas.
O objetivo foi celebrar juntos, em Igreja, louvando e agradecendo a Deus pelos preciosos dons dos seus variados chamamentos, e continuar a pedir, como exorta Jesus, o dom de novas e diversas vocações nas famílias para a vida e missão da Igreja. A diversidade de vocações são expressão da diversidade de carismas na Igreja e esteve em evidência durante esta manhã.
Aos jubilários durante a homilia, o bispo de Leiria-Fátima falou do amor de Deus como fonte de todo o amor humano. É o amor que está na base de toda a vocação e torna as diferentes respostas ao chamamento divino igualmente importantes e complementares. Quanto mais um casal, um sacerdote ou uma religiosa se abre a Deus e se deixa amar por Ele, mais rica se torna a sua vida e a sua entrega no amor.
Houve ocasião ainda para, num breve e singelo momento de renovação dos compromissos vocacionais, os jubilários acenderem uma vela no círio pascal como símbolo de luz e serviço das próprias vocações à vida e ao amor ao próximo.
A eucaristia foi concluída com uma homenagem coletiva a Nossa Senhora, cujo amparo todos agradeceram.
A organização envolveu a colaboração dos serviços diocesanos de Pastoral Familiar, de Animação Vocacional e Vida Consagrada, da Conferência dos Institutos Religiosos e da paróquia de Leiria.