Jubileu das grávidas celebrado em Fátima com bênção especial

O programa teve dois momentos centrais: a recitação do rosário e a celebração da missa dominical.

Decorreu no domingo, dia 30 de março, em Fátima, o jubileu das grávidas, organizado conjuntamente pelo Santuário de Fátima e pelo Serviço de Pastoral Familiar da Diocese de Leiria-Fátima.

Neste ano santo que a Igreja atravessa e que tem a esperança como tema-guia, não poderia deixar de fazer-se esta proposta de vivência de um dia singular de ação de graças e de bênção para quem está de esperanças, por meio de uma peregrinação jubilar ao Santuário de Fátima, lugar maternal e de esperança por excelência.

O programa teve dois momentos centrais: a recitação do rosário e a celebração da missa dominical.

A recitação do rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, feita pelas grávidas Diana e Sara, da nossa diocese, que aceitaram o convite de Maria para ir até ao seu santuário para proclamar, com ela, a força transformadora da vida que brota de Deus. Com Maria, e como ela, deram graças a Deus pelo dom dos seus filhos e pediram-lhe, em seu nome e em nome de todas as mulheres grávidas: “Olha com especial ternura e solicitude para as mulheres que esperam os seus filhos em contextos de guerra, fome e deportação. Que o teu amor de mãe vele pelos filhos que crescem nos nossos ventres.” Imediatamente após a recitação do terço, por meio da qual todos contemplaram, com Maria, os mistérios gloriosos de seu Filho, cada uma das grávidas presentes foi convidada a unir-se à oração de consagração que, em nome de todas, foi pronunciada diante da imagem de Nossa Senhora, venerada neste lugar que faz memória das suas aparições em Fátima. Consagrar-se a Nossa Senhora é, com ela e como ela, colocar a vida inteiramente nas mãos de Deus, fonte e origem de todas as bênçãos. O momento de consagração terminou com a oferta de um ramo de flores a Nossa Senhora, como sinal de devoção e gratidão pela sua jubilosa condição de gravidez.

A celebração da missa dominical, às 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. No contexto do IV domingo da Quaresma (domingo da alegria), o nosso bispo, D. José Ornelas, apontou o caminho de transformação quaresmal enquanto possibilidade de renovação e de abertura a realidades novas, para os peregrinos e para as famílias presentes nesta celebração especial, enquadrada no contexto pastoral do jubileu das grávidas. Em dia a elas especialmente dedicado, as grávidas foram convidadas a aproximar-se do presbitério, e D. José invocou sobre elas a bênção do Senhor da vida, num momento vivido com muita emoção e esperança.

No final da Eucaristia, foi-lhes oferecida uma lembrança, como sinal e recordação desta celebração jubilar.

Jubileu das grávidas celebrado em Fátima com bênção especial
Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Semana de Oração pelas Vocações
4 de Maio
a 11 de Maio
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress