Jovens de Leiria-Fátima prepararam-se para a JMJ na Peregrinação Europeia de Jovens

A Peregrinação Europeia de Jovens acontece em Santiago de Compostela em todos os anos jacobeus (em que o dia de São Tiago se celebra ao domingo; este ano é um ano jacobeu prolongado devido à pandemia). 

29 jovens da Diocese de Leiria-Fátima vão participar na Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ) a Santiago de Compostela, que vai decorrer de 3 a 7 de agosto de 2022.

Também 20 outros jovens das dioceses de Coimbra, Portalegre-Castelo Branco, Porto e Santarém e do movimento Juventude Doroteia se juntaram a nós para participar neste encontro europeu. Para tornar a experiência de peregrinação ainda mais intensa, 44 destes jovens aceitaram o desafio de peregrinar a pé até Santiago, a partir de Ribadavia (Espanha), percorrendo 130km do caminho Miñoto-Ribeiro, desde o dia 29 de julho até ao dia 3 de agosto.

O convite que a Conferência Episcopal Espanhola fez de uma forma particular aos jovens portugueses para a PEJ aconteceu como um desafio para a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Este encontro europeu, que acontece exatamente 1 ano antes do encontro mundial de jovens em Lisboa, espera ser um incentivo para a JMJ e um desbloqueador de entusiasmo de todos os jovens europeus. Para os jovens de Leiria-Fátima, o anúncio de D. António Marto como delegado do Papa para esta Peregrinação Europeia tornou o entusiasmo ainda maior.

A Peregrinação Europeia de Jovens acontece em Santiago de Compostela em todos os anos jacobeus (em que o dia de São Tiago se celebra ao domingo; este ano é um ano jacobeu prolongado devido à pandemia). 

Para a participação na PEJ, a Diocese de Leiria-Fátima conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, através do programa de apoio ao associativismo PRO Leiria, das águas Penalva de Cima, que nos ofereceram água, da empresa Secos da Aldeia, que contribuiu com frutos secos, e da PRF que disponibilizou uma carrinha para acompanhar os peregrinos participantes.

Sabias que…

D. José Ornelas já assinou o Logo a Caminho?

D. José Ornelas já assinou o Logo a Caminho

No dia 17 de julho, o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, eleito igreja JMJ da nossa Diocese, celebrou o milagre que levou à sua construção, numa celebração presidida pelo nosso bispo, D. José Ornelas. Nesse dia, aproveitando a presença de D. José e do Logo a Caminho naquele Santuário, o nosso bispo assinou-o, à semelhança do que os jovens têm feito na passagem deste Logo pelas paróquias.

Também D. António Marto já o tinha assinado, no dia 27 de novembro de 2021, na Sé de Leiria.

Testemunho

JMJ Panamá 2019

Uma das maiores experiências das JMJ é a forma como o povo nos acolhe com alegria e hospitalidade. Tanto as famílias de acolhimento como as pessoas na rua, vivem connosco o espírito das Jornadas.

Cada peregrino tem o seu país e cultura, mas ali as diferenças desaparecem. Percebemos que partilhamos todos o mesmo sentimento: a felicidade.

Hugo Cruz – Paróquia de Santa Catarina da Serra – JMJ Cracóvia 2016 e JMJ Panamá 2019

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente