Nos dias 1 e 2 de fevereiro, o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil voltou a desafiar os jovens para um retiro de 24 horas. Foi na Praia da Pedra do Ouro que, às 15 horas de sábado, começou a contagem decrescente, que terminaria às 15 horas de domingo.

Neste Retiro 24, como se intitula, tendo como premissa o lema «Ergue-te e lança-te ao mar» (Mc 11, 23), os 15 jovens inscritos tiveram oportunidade de mergulhar mais fundo e refletir acerca da sua relação consigo próprios, com Deus e com os outros. Os participantes fizeram a experiência de oração individual, com a ajuda do P. Nuno Tovar de Lemos e o seu texto «O Peixe e o Mar»; de oração de contemplação, através do podcast «Exame de Consciência Ecológica», do Ponto SJ; de Adoração ao Santíssimo; e de Meditação da Palavra de Deus, que aconteceu antes da Eucaristia, na qual se celebrou também a festa da Apresentação do Senhor.
Com periodicidade anual, o Retiro 24 convida os jovens com mais de 18 anos a fazer um momento de paragem e a dedicar 24 horas ao que é essencial: a sua relação com o Senhor, através de diferentes, e por vezes menos conhecidas, formas de oração.
Testemunhos de alguns participantes:
“O momento que me fez mais sentido foi a adoração ao Senhor. Esta experiência fez-me aproximar mais de Deus. Foi completamente transformador e recomendo a toda a gente.”
“Foram 24 horas de reflexão e recomeço. Colocar em prática o que estávamos a viver, ter a capela disponível as 24 horas para ir conversar com Jesus, fez com que eu refletisse e conseguisse mergulhar profundamente e ver que não preciso ter medo, pois Deus sempre estará comigo.”
“Ao início pensei que seria muito tempo, mas foi mesmo nesse muito tempo que pude encontrar-me com o Senhor Jesus e falar lhe do coração, com calma e com tempo. O tempo depois tornou-se pouco, porque a experiência de dar tempo (24h) ao Senhor alimentou o desejo da minha alma, de não lhe dar apenas um breve tempo (24h) mas sim o tempo todo, a vida inteira.”