Jornadas do Clero começaram esta manhã sob o signo da esperança

Com início às 10h00, começaram hoje, dia 30 de janeiro, em Fátima, as Jornadas do Clero das Dioceses do Centro.

Com início às 10h00, começaram hoje, dia 30 de janeiro, em Fátima, as Jornadas do Clero das Dioceses do Centro.

Na saudação aos presentes, o padre Emanuel Silva, da diocese de Portalegre-Castelo Branco, recordou que o formato destas Jornadas surgiu em maio de 2023, com a decisão dos bispos das dioceses de Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Viseu e Portalegre-Castelo Branco, no intuito de alargar experiências de formação diocesanas. A comissão então constituída trabalhou nos últimos meses e elaborou um programa que compreende exposições temáticas e ateliês de diálogo, sempre no sentido de “revisitar as origens da Igreja e, ao mesmo tempo, apresentar os atuais desafios que a cultura e o tempo lhe colocam”, disse. 

Cerca de 250 sacerdotes das dioceses referidas, acompanhados pelos bispos respetivos, deslocaram-se a Fátima para viver uma experiência que se pretende de comunhão, partilha, reflexão, oração e convívio. O Santuário de Fátima foi escolhido pela sua centralidade e facilidade de logística para uma primeira experiência que, referiu o padre Emanuel, “servira de fundamento para próximas realizações em locais diferentes”.

Em nome dos bispos presentes, D. António Luciano, bispo de Viseu e vogal da comissão episcopal das vocações e ministérios, salientou o espírito sinodal, como modelo dinamizador destas jornadas. Para tanto recordou São Paulo, salientando que “a Graça e a paz de Jesus Cristo preencham os corações dos participantes de forma a que todos se sintam motivados e empenhados na vivência destes dias”. E, porque, como disse, “o desafio da renovação pastoral, veio para ficar, não se pode mais olhar para trás”. Antes, como Papa afirma, será necessário lançar um olhar de esperança — tendo em vista o Jubileu da Esperança que se celebrará em 2025 —, pelo que cada um dos participantes deverá viver todos os momentos das jornadas”. Terminando a sua alocução inicial, D. António, desejou que o regresso a casa seja como “os discípulos de Emaús animados, cheios de esperança, desejosos de renovar vidas e atividades”.

Pela organização: Pe. Rui Ribeiro


Sítio das Jornadas: https://www.leiria-fatima.pt/jornadasclero

Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
, às 21:30
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress