As Jornadas do Clero, que vão realizar-se no final do mês no Santuário de Fátima, incluem no seu programa dois momentos que estarão abertos ao público em geral. Serão dois momentos musicais distintos. O primeiro consta de um concerto de órgão de tubos apresentado por João Santos, que terá lugar no dia 30 de janeiro, às 21h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. O segundo concerto ficará a cargo de Claudine Pinheiro e será no Salão do Bom Pastor no dia seguinte — 31 de janeiro — às 21h30.
Se João Santos é um dos organistas portugueses com mais destaque dos últimos anos, já Claudine Pinheiro é mais conhecida por ter feito a edição para português dos temas da irmã Glenda dando início a um projeto de concertos de oração.
As Jornadas do Clero vão reunir cerca de 250 participantes, num evento que está a ser organizado por e para as dioceses do centro de Portugal: Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu.
Com esta iniciativa, que decorre ao longo de três dias, no Centro Pastoral de Paulo VI, pretende-se “que no caminho já feito em conjunto por estas seis dioceses, em experiência sinodal, se faça agora um tempo de formação comum para os membros dos seus presbitérios”, como explica D. Luciano, bispo da diocese de Viseu e que este ano coordena os trabalhos realizados pelos bispos do Centro.
As conferências serão orientadas por especialistas apresentadas na parte da manhã e, durante a tarde, haverá ateliês temáticos, onde se poderá dialogar em espírito sinodal com a ajuda de alguns peritos.
Mais informações: https://www.leiria-fatima.pt/jornadasclero