Jornada Mundial da Juventude vai decorrer de 1 a 6 de agosto

agosto de 2023. O anúncio da data da JMJ, neste dia de São Francisco de Assis, é um momento muito importante para todos”, assinala D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

A edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa vai decorrer entre 1 e 6 de agosto de 2023, anunciou hoje a organização do evento, o maior do género promovido pela Igreja Católica.

“É com muita alegria que revelamos que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 se realizará de 1 a 6 de agosto de 2023. O anúncio da data da JMJ, neste dia de São Francisco de Assis, é um momento muito importante para todos”, assinala D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

“Há muito que os jovens de todo o mundo desejavam conhecer a data da JMJ Lisboa 2023 para preparar com maior detalhe a vinda a Lisboa. Esperamos que os 22 meses que nos conduzirão à JMJ sejam um tempo de evangelização para todos”, acrescenta o responsável, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O anúncio da data é apresentado pela organização como “um dos momentos significativos da preparação” da JMJ 2023.

“As equipas de trabalho que compõem o Comité Organizador Local (COL), órgão executivo da preparação e organização da JMJ Lisboa 2023, contam já com mais de 400 voluntários, a maioria dos quais portugueses”, acrescenta a nota de imprensa.

As 21 dioceses de Portugal têm também comités próprios, “encarregados de dinamizar no seu território o caminho de preparação até à JMJ”.

Ao longo do último ano tiveram lugar o lançamento da imagem oficial da JMJ 2023; a receção dos símbolos da JMJ, que se realizou em novembro de 2020, numa celebração com o Papa Francisco; e a divulgação do hino oficial da jornada de Lisboa.

Os símbolos da JMJ estão a peregrinar em Espanha, depois de terem passado já por Angola e pela Polónia.

O anúncio da data da JMJ 2023, cuja edição internacional vai decorrer pela primeira vez em Portugal, é acompanhado por um vídeo que apresenta o “encontro de jovens de todo o mundo com o Papa”.

“Uma festa da juventude, um caminho, um encontro entre culturas, momentos de partilha e de fé”, refere a organização, sublinhando que os jovens são protagonistas na busca de “paz, união e fraternidade”.

O programa vai incluir catequeses e iniciativas culturais na cidade de Lisboa, antes dos encontros conclusivos sob a presidência do Papa, na zona do Parque Tejo, junto ao espaço que acolheu a Expo’98.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.