Jorge Fernandes em entrevista: “ser padre é ter um coração como o de Jesus”

Para o futuro sacerdote, a sua missão passa por "estar livre para acolher aqueles que vêm ao nosso encontro, partilhando as suas vidas, as suas dificuldades e a suas alegrias".

No dia 16 de abril realizou-se a primeira edição do programa 2ou3, transmitido em direto pelos canais do Facebook e do Youtube da diocese de Leiria-Fátima. Este programa, que é uma iniciativa do Gabinete de Informação e Comunicação, foi conduzido pelo Paulo Adriano e teve como primeiro convidado o diácono Jorge Fernandes. A oportunidade para esta estreia explica-se facilmente, já que o entrevistado vai ser ordenado no próximo dia 25 de abril, domingo do Bom Pastor, coincidindo com o encerramento da Semana de Oração pelas Vocações.

Segundo palavras do próprio apresentador, “este programa pretende ser um espaço de conversa com gente da nossa Igreja, da diocese de Leiria-Fátima… Pessoas que são pedras vivas e que, na sombra, ajudam a construir a comunidade que queremos ser.” Já o nome “2ou3” foi “inspirado nas palavras de Jesus Cristo que se podem ler no evangelho escrito por São Mateus: ‘onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles’.

O programa começou com uma apresentação de alguns factos da vida do diácono que, atualmente, está ao serviço da paróquia da Marinha Grande. Foi exactamente por aí que o Jorge Fernandes começou a sua intervenção: “o trabalho de um diácono passa pelo serviço à Igreja em colaboração com o Bispo da Diocese e com o presbitério”. Tendo este ponto de partida presente, acabou por explicar o que é um pouco do seu dia a dia naquela paróquia e o que faz concretamente um diácono. Considera muito positiva a avaliação que faz dos meses mais recentes e, para isso, contribuiu a maneira de ser dos paroquianos da Marinha Grande.

Para o futuro sacerdote, a sua missão passa por “estar livre para acolher aqueles que vêm ao nosso encontro, partilhando as suas vidas, as suas dificuldades e a suas alegrias; o meu sonho de ser padre e ter um coração como o de Jesus: aberto, que acolhe e que ama”. Neste sentido, Jorge Fernandes acabou por revelar que a área com que mais se identifica é a pastoral sociocaritativa.

O 2ou3 também teve lugar para uma surpresa: durante a conversa, sem o convidado ter conhecimento, entra o padre Luís Morouço, que teve um papel especial na decisão do Jorge em optar pela vida sacerdotal. Conheceram-se durante o serviço militar, em que o actual pároco dos Pousos era capelão. Na sua intervenção, relatou alguns episódios vividos pelos dois e salientou a importância da convivência dos sacerdotes com as pessoas das suas comunidades para que haja mais vocações.

Uma das curiosidades do programa é a possibilidade de participação dos espetadores que estão a seguir pelas redes sociais. Os comentários escritos nesses espaços eram replicados na transmissão e também serviam de assunto de conversa. Um dos exemplos, foi a participação de uma cunhada do diácono que foi oportunidade para ele falar da sua família.

Para já, ainda não está prevista a próxima edição do 2ou3. No entanto, dado o sucesso da primeira, por aquilo que as métricas permitem revelar, é seguro que haverá novas doses de conversas com outros protagonistas.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.