JMJ2023. Estamos prontos para receber jovens estrangeiros

A diocese de Leiria-Fátima começa também a preparar-se para receber estes jovens e proporcionar-lhes, à boa maneira portuguesa, alguns dias de bom acolhimento, com propostas culturais e espirituais, para que possam ficar a conhecer melhor a nossa região, a Igreja local e as suas especificidades.
http://lefa.pt/?p=46920

Nos dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os jovens estrangeiros são convidados a viver uma experiência de Igreja nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país anfitrião, conhecida como Dias nas Dioceses (DnD) ou pré-Jornadas.

“Eles abriram a casa e o coração e foi nesta simplicidade que pude sentir o verdadeiro significado das JMJ” (Ana Bárbara Bonifácio, paróquia da Maceira, COV Marinha Grande)

Com o aproximar da JMJ, a preparação para o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa e para os Dias nas Dioceses, intensifica-se. A diocese de Leiria-Fátima começa também a preparar-se para receber estes jovens e proporcionar-lhes, à boa maneira portuguesa, alguns dias de bom acolhimento, com propostas culturais e espirituais, para que possam ficar a conhecer melhor a nossa região, a Igreja local e as suas especificidades. Estes jovens ficarão alojados, preferencialmente, em famílias de acolhimento ou, em alternativa, em espaços coletivos de alojamento, nas paróquias.

Muitos já querem vir

Estamos a pouco mais de um ano da Jornada Mundial da Juventude e vão-nos chegando cada vez mais pedidos de grupos de jovens estrangeiros que querem ficar em Leiria-Fátima, vindos dos mais variados países da Europa e também dos continentes Africano e Americano. Muitos destes jovens vêm motivados pela espiritualidade da Mensagem de Fátima e esse será um ponto que certamente teremos em consideração no programa de acolhimento que iremos propor. O próprio Santuário de Fátima, em colaboração com o Comité Organizador Diocesano (COD), já está a preparar-se para acolher os milhares de jovens que quererão visitar este Santuário Mariano da nossa diocese.

Experiência única para as famílias e para os jovens acolhidos

Muito para além da descoberta de um novo país e de uma nova realidade cultural e religiosa, os Dias nas Dioceses são memoráveis pelo espírito de comunhão e hospitalidade entre as famílias e os jovens estrangeiros. Todos os que foram acolhidos por famílias, tanto nos Dias nas Dioceses, como na JMJ, contam com brilho nos olhos como a experiência lhes deu uma nova família e uma nova casa noutro canto do mundo.

As famílias de Leiria-Fátima já podem ser famílias de acolhimento

As famílias de Leiria-Fátima vão poder proporcionar esta experiência única aos jovens estrangeiros que escolherem a nossa Diocese. As famílias são convidadas a acolher estes jovens nas suas casas e a partilhar com eles estes dias, sem ser necessária disponibilidade total, uma vez que, durante o dia, a Paróquia de Acolhimento dinamizará várias propostas culturais e espirituais. Todos os que queiram ser Famílias de Acolhimento já podem manifestar essa intenção junto da sua paróquia. 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress