JMJ Lisboa 2023 no caminho para ser a JMJ mais sustentável de sempre

Também para assinalar o dia 28 de julho, Dia Mundial da Conservação da Natureza, a JMJ Lisboa 2023 anunciou a parceria com a Global Tree Initiative.
http://lefa.pt/?p=49763

O anúncio de uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) mais sustentável tem vindo a acontecer sempre que se comemoram dias especiais para a conservação do planeta Terra. 

O primeiro aconteceu no Dia da Terra, 22 de maio, em que a JMJ Lisboa 2023 divulgou a Carta-Compromisso com a Sustentabilidade, que assume para a construção da Jornada e propõe à comunidade em geral, equipa, parceiros, voluntários e peregrinos. A Fundação reiterou este compromisso no dia 24 de maio, na Semana Laudato Si’.

Oliveira plantada e dedicada à JMJ, em fevereiro de 2022, na sede da Fundação

Esta carta, que pode ser lida aqui, apresenta a missão a que a JMJ Lisboa 2023 se compromete, “tendo presentes os objetivos de sustentabilidade abraçados mundialmente, os Laudato Si’ Goals apresentados pelo Vaticano e a Agenda 2030 das Nações Unidas (ODS)”. Destaca-se nesta Carta o compromisso de “sobriedade de cada um de nós em relação à utilização dos bens, assim como a honestidade de fazer o melhor possível” e a afirmação “Vamos juntos construir a Jornada Mundial da Juventude mais sustentável de sempre!”

Também para assinalar o dia 28 de julho, Dia Mundial da Conservação da Natureza, a JMJ Lisboa 2023 anunciou a parceria com a Global Tree Initiative. Juntas “lançam o desafio mundial de plantação de árvores que pretende alertar para a biodiversidade e as alterações climáticas, sensibilizando para os seus efeitos.”

Avança a Fundação JMJ Lisboa 2023 que “com esta parceria, vai desafiar os peregrinos de todo o mundo, que se inscrevam na Jornada, a plantar árvores em comunidade e dedicá-las à JMJ Lisboa 2023” e que “irá também compensar parte da pegada ambiental gerada por todas as atividades que envolvem esta organização.”

Sabias que…

Na coordenação central da JMJ em Lisboa há um grupo de pessoas diariamente dedicadas a fazer da JMJ Lisboa 2023 a melhor de sempre? Apresentamos-te a Margarida.

Margarida Manaia começou a colaborar com a JMJ, em 2019, no setor Voluntários. Dois anos mais tarde, percebeu que “era impossível conciliar o trabalho” de responsável de Recursos Humanos do Pingo Doce com o “desafio imenso” da JMJ. Para responder à “prioridade”, pensou em “pedir um ano sem vencimento”, mas, no Grupo Jerónimo Martins, foram “muito mais generosos”. “Disseram-me que me ‘cediam’ à Jornada, mantendo as condições contratuais”, partilha.

A responsável pela Direção de Acolhimento e Voluntariado tem 53 anos e pertence ao Movimento Comunhão e Libertação e à paróquia da Parede, onde andou na catequese. Mais tarde, já na Universidade Católica, fez o Crisma, esteve dois meses numa missão de voluntariado em Angola e foi visitadora na prisão de Tires. Margarida diz encarar esta missão na JMJ como “um serviço muito maior” do que as suas capacidades. Esta leiga crê que a JMJ Lisboa 2023 “não vai deixar ninguém indiferente”. “Acredito que vá ser uma Jornada fecundíssima, de muita gente que se converte”, antecipa.

Testemunho

JMJ Madrid 2011

A JMJ Madrid 2011 provou ser não só uma experiência de vida única, mas também uma experiência de crescimento, de revelação e de abertura ao mundo! Já não era só eu. Éramos nós. Nós, enquanto comunidade global de jovens, que inspirados no amor de Jesus Cristo, podíamos e devíamos ser voz ativa do presente e do futuro. Éramos “jovens do hoje e do amanhã”. Cristãos unidos no amor fraterno, numa partilha além muros e fronteiras. As JMJ de Madrid revelam-se como uma experiência única de comunidade. Reforçámos laços, amizades antigas, ao mesmo tempo que criávamos novos. A cidade estava ao rubro. Conhecíamo-nos todos! Afinal de contas, quem não? Estávamos ali apenas para partilhar o melhor de nós, a fé no amor universal.

Daniela Pinheiro – paróquia da Calvaria – JMJ Madrid 2011

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress