O Papa Francisco deu início a um novo ciclo de catequeses intitulado «Jesus Cristo, nossa esperança», que será desenvolvido ao longo do Jubileu 2025. Durante a audiência geral de quarta-feira, realizada na Sala Paulo VI, Francisco explorou a genealogia de Jesus, segundo os Evangelhos de São Mateus e São Lucas, destacando as suas diferentes perspetivas: São Mateus através de José e São Lucas pelos olhos de Maria.
O Papa sublinhou a riqueza da genealogia como género literário, que revela que “ninguém dá a vida por si mesmo, mas recebe-a como um dom”. Na genealogia de Mateus, Francisco destacou a presença de cinco mulheres – Tamar, Raab, Rute, Betsabéia e Maria –, explicando que, segundo Bento XVI, as primeiras quatro representam a inclusão dos gentios na missão universal de Jesus. Maria, porém, marca um novo início, pois “é Deus quem protagoniza a geração de Jesus”.
Francisco aproveitou a saudação aos peregrinos de língua portuguesa para pedir atenção aos idosos durante o Natal: “Não os deixemos sozinhos; são um dom de Deus”. Recordou também a necessidade de rezar pela paz, pedindo ao Senhor o fim das guerras.
A audiência marcou o encerramento público de 2024, um dia após o Papa ter celebrado 88 anos, com momentos especiais como a veneração de uma relíquia de Santa Teresa do Menino Jesus.