Já são 48 as paróquias de acolhimento na nossa Diocese

A Diocese de Leiria-Fátima tem a intenção de receber cerca de 10 000 jovens estrangeiros que pretendem viver localmente uma experiência de comunhão, de partilha e de fé, experiência que é apelidada de Dias nas Dioceses (ou pré-jornadas).

Faltam…

00Dias
00Horas
00Minutos
00Segundos

Para a JMJ 2023!

Na semana de 26 a 31 de julho de 2023, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Diocese de Leiria-Fátima tem a intenção de receber cerca de 10 000 jovens estrangeiros que pretendem viver localmente uma experiência de comunhão, de partilha e de fé, experiência que é apelidada de Dias nas Dioceses (ou pré-jornadas).

Neste momento, foram já 48 as paróquias da diocese que se inscreveram como Paróquia de Acolhimento, indicando que podem receber um total de 5 547 jovens, acolhendo-os em Famílias de Acolhimento ou espaços coletivos de alojamento. As paróquias já inscritas são Alcaria, Aljubarrota, Alpedriz, Alqueidão da Serra, Arrabal, Arrimal, Azoia, Bajouca, Barosa, Barreira, Batalha, Boa Vista, Calvaria, Caranguejeira, Carnide, Carvide, Casal dos Bernardos, Coimbrão, Colmeias, Cortes, Cruz da Areia, Juncal, Maceira, Marinha Grande, Marrazes, Meirinhas, Memória, Mendiga, Minde, Mira de Aire, Monte Real, Monte Redondo, Parceiros, Pataias, Pedreiras, Porto de Mós, Pousos, Reguengo do Fetal, Santa Catarina da Serra, Santa Eufémia, São Bento, São Simão de Litém, Seiça, Serra de Santo António, Serro Ventoso, Souto da Carpalhosa, Vermoil e Vieira de Leiria.

Paróquias recebem símbolo para dar destaque à preparação para a JMJ Lisboa 2023 © Paulo Adriano

Seja ao nível paroquial, em conjunto de paróquias ou vicarialmente, estas paróquias estão a organizar-se para receber os jovens, providenciando o alojamento, as refeições e um programa cultural, espiritual e missionário para os dias em que estiverem em Leiria-Fátima.

As 25 paróquias que ainda não se inscreveram como Paróquia de Acolhimento têm agora o limite de 23 de dezembro de 2022 para o fazer, de forma a permitir que o Comité Organizador Diocesano (COD) possa confirmar os pedidos feitos pelos grupos estrangeiros.

Ao mesmo tempo que as paróquias se inscrevem, também as famílias vão manifestando a sua intenção de acolher jovens. Neste momento, há 687 Famílias de Acolhimento na nossa Diocese e todas as famílias que queiram ainda manifestar a sua intenção podem fazê-lo através do formulário disponível em jmj.leiria-fatima.pt, com a maior brevidade possível, ainda que não haja um limite temporal definido. 

Relativamente aos jovens estrangeiros que nos têm contactado com a vontade de participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima, já recebemos o contacto de 106 grupos, de 43 nacionalidades diferentes, pertencentes a 4 continentes (África, América, Ásia e Europa), num total de 12 932 jovens. Destes, já confirmamos o acolhimento de 4745 jovens, que pertencem a 31 grupos.

Testemunho

Participei na JMJ 2016 em Cracóvia e para mim foi viver a experiência não só de uma Igreja viva, mas também a de uma humanidade que apesar das diferenças sabe viver na alegria e na comunhão. Destaco particularmente a forma como fomos acolhidos em casas de famílias que os receberam como se fossemos parte da família. Voltei a Cracóvia em outubro de 2022 e que bom foi sentir e renovar o desejo que ficou em mim nas JMJ de 2016: o de querer fazer parte de uma Igreja viva, misericordiosa e alegre onde Cristo é o modelo.

P. Rui Ruivo – JMJ Cracóvia 2016

Sabias que…

A Beata Chiara Badano é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?

A Beata Chiara Badano nasceu no dia 29 de outubro de 1971, em Savona (Norte de Itália). Conheceu o Movimento dos Focolares quando frequentava o 3.º ano da escola (1980), mas logo, em 1988, apareceram-lhe os primeiros sinais da doença que, após diagnóstico, revelariam um tumor ósseo em último grau. Com os tratamentos que se sucederam, passou a viver em grande união com Jesus. No dia 13 de maio de 1990, pediu para que fossem suspensos os tratamentos e pudesse regressar a casa, onde faleceu, no dia 7 de outubro de 1990. Foi beatificada em 25 de setembro de 2010. A sua festa litúrgica celebra-se a 29 de outubro.

Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

Visita

A Diocese de Seoul, Coreia do Sul, veio visitar-nos.

Em Seoul há 230 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress