Instituições sociais pensam o futuro

As intervenções das professoras Tânia Santos e Marlene Sousa, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, realçaram a necessidade destas instituições pensarem mais o seu futuro, definindo claramente a sua visão.

A primeira sessão do ciclo de quatro sessões do projeto “Vamos falar de…” promovido pelo Departamento da Pastoral Social da Diocese de Leiria-Fátima realizou-se no dia 28 de outubro. Nela foi abordada a importância da gestão estratégica nas organizações de economia social e teve a presença de D. José Ornelas.

Instituições sociais pensam o futuro

As intervenções das professoras Tânia Santos e Marlene Sousa, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, realçaram a necessidade destas instituições pensarem mais o seu futuro, definindo claramente a sua visão, missão e objetivos, tendo em conta a sua situação e a realidade envolvente em que se integram. Depois, deverão fazer um planeamento adequado para orientar a sua ação. Por fim, deverão avaliar com a maior precisão possível os resultados a que chegaram. Neste processo, os dirigentes deverão envolver o mais possível os colaboradores.

A este propósito, na sua breve intervenção, o bispo D. José Ornelas evocou a opção que os países nórdicos fizeram quando aproveitaram a experiência do capítulo dos mosteiros aplicando-o à gestão das empresas: a participação de todos na definição do planeamento e não somente dos gestores. Assim o conhecimento e a motivação dos colaboradores é maior, pelo que os resultados tendem a ser melhores.
Ficou claro que estas instituições estão focadas acima de tudo no serviço às pessoas, mas não poderão deixar de assegurar a sua boa gestão estratégica e a sustentabilidade futura.

VÍDEO
https://youtu.be/NaMEJ3HUD1c

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress