A Igreja Católica em Portugal prepara-se para celebrar a Semana de Oração pelos Seminários 2024, de 3 a 10 de novembro, sob o tema «Que posso eu esperar?», inspirado no Salmo 39. A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) divulgou diversos subsídios para esta ocasião que podem ser encontrados aqui: http://l-f.pt/6irh
D. Vitorino Soares, presidente da CEVM, na sua nota pastoral, sublinha a importância da esperança na formação de novas vocações. “Se não esperamos nada, continuamos amarrados ao desânimo e à derrota. Tal estado impede de nos levantarmos e não permite que muitos jovens façam a experiência do Seminário e encontrem no sacerdócio o seu futuro e a sua esperança”, alerta.
O bispo auxiliar do Porto destaca que, embora os números das vocações possam ser desanimadores, o lema proposto convida à reflexão e à ação: “Que posso eu esperar?”. “Não esperar que aconteça, mas lutarmos e confiarmos que possa acontecer”, acrescenta, citando o Salmo 39: “A minha esperança está no Senhor”, que não abandona o seu povo.
A Semana de Oração pelos Seminários é uma oportunidade para que comunidades, famílias e indivíduos se unam em oração e reflexão sobre a importância das vocações sacerdotais. D. Vitorino Soares destaca que todos devem empenhar-se para que a esperança traga mais vocações. “Não desistimos, nem nos rendemos, diante da aridez que experimentamos; a nossa esperança deve explorar novos formatos e possibilidades, um futuro novo para um tempo novo”, reafirma.
A CEVM disponibilizou diversos conteúdos, como uma nota pastoral, um cartaz, orações, admonições e preces, além de propostas de vigílias e catequeses para jovens. O bispo ainda questiona as comunidades sobre a reflexão pessoal: “Que posso eu esperar?”.
Além disso, a Conferência Episcopal Portuguesa preparou guiões para movimentos paroquiais e agentes da pastoral, visando promover encontros de oração e reflexão. D. Vitorino Soares agradece aos formadores dos Seminários da Arquidiocese de Braga pela elaboração dos materiais.
“Como Maria, a Mãe de Jesus, não nos podemos demitir de fazer o possível, para que Deus faça o impossível. Esperamos ativamente, alimentando a esperança de que tudo pode acontecer, deixando-nos transformar pelas dificuldades”, conclui o bispo.
Na nossa Diocese
Na Diocese de Leiria-Fátima, há diversas atividades a decorrer relacionadas com a vida do Seminário e a promoção das vocações sacerdotais.
O Seminário em Família continua a acompanhar jovens dos vários níveis de ensino, promovendo iniciativas que incentivam a descoberta da vocação sacerdotal. Entre estas iniciativas, destaca-se o “Seminário em Dia Aberto”, que terá lugar no sábado, dia 9 de novembro, entre as 16h00 e as 22h30. Esta atividade oferece uma oportunidade de primeiro contacto com o seminário, as pessoas e a vocação sacerdotal. As inscrições podem ser feitas através deste link: https://forms.gle/L3jweW9aR2Ub4aJ38.
A encerrar o “Dia Aberto”, haverá uma Vigília de Oração presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas, às 21h30, na Igreja do Seminário, onde a comunidade se unirá em oração pelo dom dos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais.
Para além disso, haverá outras atividades vocacionais, como os encontros “Vem Ver+”, agendados para 8 de fevereiro e 3 de maio, destinados a rapazes e raparigas que desejem refletir sobre a vocação batismal. A FOS (Família de Oração pelo Seminário) também continuará a promover, como habitual, uma noite de oração mensal pelas vocações sacerdotais, na terceira quinta-feira de cada mês, às 21h00, com a colaboração de diversas paróquias e institutos religiosos da diocese. As próximas datas são: 21 de novembro, 19 de dezembro e 16 de janeiro.
Outro projeto relevante é “Sonhar com Deus o Mundo, a Igreja e a minha Vida”, uma iniciativa de pastoral vocacional realizada em parceria com professores de Educação Moral e Religiosa Católica e o Serviço de Animação Vocacional da Diocese, com o objetivo de envolver adolescentes em escolas públicas e privadas.
Durante esta semana, as comunidades paroquiais receberão materiais de apoio à oração pelos seminários, como cartazes e pagelas, que também estão disponíveis para descarregamento online.