O Grupo VITA está a desenvolver dois programas de prevenção primária dirigidos a crianças e jovens no contexto da Igreja Católica em Portugal, com apresentação prevista até abril de 2025.
Rute Agulhas, coordenadora do Grupo VITA, anunciou esta segunda-feira, Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, que os programas estão “em fase de conclusão” e que serão seguidos de formação para os seus implementadores.
“O ‘Programa Girassol’ destina-se a crianças dos 6 aos 9 anos e consiste numa abordagem interativa. Já o ‘Lighthouse Game’, um jogo digital, é direcionado a crianças dos 10 aos 14 anos”, explicou.
Os programas são concebidos para contextos católicos em Portugal, incluindo professores de Educação Moral e Religiosa Católica, catequistas, escuteiros e grupos de jovens, sendo fundamentados em evidências científicas e melhores práticas internacionais na prevenção da violência sexual.
Rute Agulhas destacou a importância de formar os responsáveis pela aplicação dos programas, abrangendo milhares de agentes em Portugal, e avaliar o impacto em termos de conhecimentos e competências dos participantes.
“Os programas ajudam crianças e adultos a tornarem-se mais atentos, a saberem identificar comportamentos de risco e a procurarem ajuda. Isto pode ser essencial tanto em contextos dentro da Igreja como fora dela”, afirmou.
O Grupo VITA tem promovido a capacitação de agentes pastorais através de ações de formação, alcançando mais de 2700 pessoas em dioceses como Portalegre-Castelo Branco, Évora, Vila Real, Funchal, entre outras.
“Há uma década seria inimaginável falar abertamente sobre violência sexual em igrejas cheias de catequistas. Mas hoje, vemos centenas de pessoas a participarem porque reconhecem a importância deste tema”, sublinhou a coordenadora.
Os programas são mais um passo na construção de uma “cultura de cuidado” na Igreja, assumindo a responsabilidade de prevenção como uma prioridade dos adultos que acompanham crianças e jovens.