No domingo, 6 de março, às 16h00, na Sé de Leiria, o cardeal D. António Marto vai presidir a uma celebração eucarística de ação de graças e da sua despedida da Diocese de Leiria-Fátima.
No final da Missa, haverá a apresentação de um livro que recolhe cartas pastorais e outros escritos e pronunciamentos de D. António Marto, ao longo do seu ministério em Leiria-Fátima. Terá por título “Cardeal D. António Marto: Teólogo e Pastor”.
Após a celebração, o agora bispo emérito receberá os cumprimentos das pessoas que o desejarem fazer. No Seminário diocesano, terá um jantar de confraternização com o clero.
Por sua vontade, não haverá convites particulares, mas somente o anúncio público. Pode participar quem o desejar, sem prejuízo dos cuidados e cumprimento das regras que a pandemia ainda requer.
D. António Marto iniciou o seu serviço pastoral nesta Diocese em 2006. Por motivos de idade e de saúde, apresentou ao Papa Francisco o seu pedido de resignação, que foi aceite. Irá residir no Santuário de Fátima.
Para lhe suceder, no dia 28 de janeiro, foi nomeado bispo de Leiria-Fátima D. José Ornelas, até à data bispo de Setúbal e também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. A sua receção será no domingo seguinte, dia 13 de março, também às 16 horas, na sé de Leiria.