Este ano, os bispos das dioceses do centro de Portugal (Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu), em espírito sinodal de comunhão, abertura e saída missionária, tomaram a decisão de organizar, em conjunto e numa única semana, a habitual formação do clero. Esta primeira edição neste formato vai realizar-se na diocese de Leiria-Fátima, no Santuário de Fátima, por aí se encontrarem reunidas as condições logísticas necessárias, mas a vontade da organização é repetir o modelo pelas diferentes dioceses. As jornadas serão nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1 de fevereiro de 2024.
O grupo de trabalho integra um elemento de cada Diocese – em representação de Leiria-Fátima está o padre Manuel Armindo Pereira Janeiro, membro do Serviço de Apoio ao Clero – que, depois de uma reflexão alargada sobre as principais dificuldades e necessidades pastorais das comunidades cristãs e tendo em conta o processo sinodal em curso, escolheu como tema “Evangelização e comunidades”. Para o efeito, o grupo pediu ajuda a três especialistas: ao sociólogo português António Barreto, ao bíblico espanhol Santiago Guijarro e ao pastoralista italiano Paolo Asolan. Pretende-se que, depois de avaliar o contexto cultural e religioso, recordar como foi o início do cristianismo (evangelização e consolidação das primeiras comunidades cristãs), se possam discernir e encontrar caminhos pastorais para o nosso tempo.
Para além das manhãs (conferências), as tardes serão para diálogo em ateliês temáticos e as noites terão momentos culturais; tudo será complementado com oração e convívio.
Em breve, o grupo de trabalho dará a conhecer os pormenores destas jornadas e abrirá as inscrições, que deverão decorrer até dia 31 de dezembro de 2023.