Formação e inovação garantem futuro das organizações de intervenção social, defendem especialistas em Fátima

Missão e futuro das organizações de intervenção social foi tema em debate numa conferência no centro pastoral Paulo VI, em Fátima, no passado dia 3 de maio.

Missão e futuro das organizações de intervenção social foi tema em debate numa conferência no centro pastoral Paulo VI, em Fátima, no passado dia 3 de maio. Professores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria, e outros intervenientes dialogaram com os cerca de 80 participantes de várias instituições de solidariedade social da Diocese de Leiria-Fátima e de outras proveniências. Foram abordadas temáticas como liderança, motivação e bem-estar, gestão estratégica, projetos sociais, comunicação e marketing, ética no setor social e formas de financiamento e sustentabilidade. Ficou claro para todos que este tipo de organizações existe para servir as pessoas nas suas fragilidades e carências, no seu desenvolvimento e na prevenção e cura do sofrimento. A formação e a inovação são chaves para bem cumprir a missão e garantir o futuro destas instituições, concluiu-se.

Presente na abertura da jornada, o bispo diocesano de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, elogiou e agradeceu a parceria de colaboração nesta área social com o Politécnico de Leiria, sublinhando as vantagens da mesma em conhecimento e eficácia em benefício dos que mais precisam. Lembrou a história da ação da Igreja neste campo, nomeadamente através das Misericórdias, pioneiras na ajuda às necessidades das pessoas. Afirmou que não basta a boa vontade, mas é preciso mais competência, conhecimento e colaboração juntos no serviço aos mais carenciados. Por fim, salientou a necessidade de negociar para dar mais dignidade àqueles de se que cuida e aos cuidadores. A estes, dando-lhes melhores condições de trabalho, reconhecimento e valorização com uma remuneração mais justa.

Os participantes manifestaram publicamente a sua satisfação e o desejo de que se dê continuidade a este tipo de formação. No mesmo sentido foram as palavras de encerramento da jornada, por parte de Pedro Morouço, diretor da ESECS, e do padre Jorge Guarda, diretor do Departamento de Pastoral Social da Diocese de Leiria-Fátima, entidades promotoras da Conferência, sugerindo que esta seja a primeira de outras, numa parceria que se quer prosseguir.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress