Formação do clero despertou desejo de melhor celebrar e ajudar a viver a Eucaristia

O curso teve por tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão” e foi desenvolvido pelo padre Carlos Cabecinhas, formado em liturgia e reitor do Santuário de Fátima.

Continuar a trabalhar para que se possa viver e celebrar melhor a Eucaristia, ajudar o povo de Deus com a catequese e a preparação das celebrações, valorizar o património da paróquia e ter presente o sentido missionário, são as principais conclusões do curso de formação para o clero da diocese de Leiria-Fátima que teve lugar nas duas últimas semanas de janeiro, no Turcifal (Torres Vedras).

Numa síntese final, o bispo diocesano, cardeal D. António Marto, que participou nos dois turnos, referiu que estamos perante “uma emergência eucarística”, pois nota-se uma desafeição pela celebração dominical por parte de muitos fiéis, a ignorância sobre o sacramento, mesmo do que é básico. Assim, torna-se urgente o empenho pastoral para fazer descobrir a Eucaristia como o encontro com Cristo vivo, ressuscitado, e o mistério do seu amor, que na celebração se oferece à sua Igreja como “o dom por excelência”. “É-nos confiado um dom e também a responsabilidade de cuidar dele”, afirmou. Em seguida, lembrou alguns aspetos pastorais referidos durante a semana e exortou ao cuidado e cultivo da própria espiritualidade, procurando cada sacerdote viver e agir “com a consciência de ser ministro de Cristo”. Por fim, em referência à dimensão socio-caritativa da Eucaristia, citou S. João Crisóstomo, que dizia aos cristãos do seu tempo: “Sempre que vedes um pobre, lembrai-vos que estais diante do altar”, para afirmar que a participação na liturgia tem implicações na prática do amor para com os irmãos em humanidade, especialmente os pobres e os doentes, e com o testemunho do Evangelho de Cristo na sociedade.

O curso teve por tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão” e foi desenvolvido pelo padre Carlos Cabecinhas, formado em liturgia e reitor do Santuário de Fátima. Foram ainda abordados outros assuntos de catequese, liturgia, património cultural, pelos responsáveis dos respetivos serviços diocesanos, e o apelo à missão, pelo padre António Leite, missionário do Verbo Divino. Leitura orante da palavra de Deus, celebração da Eucaristia e da Liturgia das Horas bem como a confraternização foram outros ingredientes destas semanas de estudo. Dedicou-se ainda uma tarde de passeio a Caldas da Rainha, visitando as termas e o museu José Malhoa, celebrando Vésperas e Missa com a comunidade paroquial local e terminando com o jantar num restaurante local. Nos dois turnos participaram 61 padres, incluindo o Cardeal D. António Marto.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.