No passado dia 19 de outubro, o Seminário de Leiria acolheu uma formação destinada aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de Leiria-Fátima, sob o tema “Compreender e prevenir a violência sexual no contexto da Igreja Católica”. A ação, dinamizada por Rute Agulhas, coordenadora do Grupo Vita, contou com a participação de 25 pessoas.

Durante seis horas, os formandos foram convidados a refletir sobre as dinâmicas e especificidades da violência sexual, bem como sobre a importância da prevenção primária e a criação de contextos seguros. A apresentação de mapas de risco e a definição de códigos de conduta foram algumas das ferramentas abordadas no âmbito da prevenção.
No que diz respeito à atuação perante situações de abuso, a formadora apresentou orientações sobre o que fazer e o que evitar, destacando o processo de sinalização como um passo crucial.
A formação privilegiou um espaço de diálogo e reflexão, muito centrado na prevenção e na resposta adequada a este problema, com o objetivo de criar ambientes cada vez mais seguros na comunidade eclesial.