Festa de Nossa Senhora da Encarnação regressou à tradição

Além dos momentos celebrativos em honra de Nossa Senhora, momentos de convívio entre as pessoas que se associaram a esta festividade e oportunidade de assistir a momentos culturais.

O mês de agosto é, do ponto de vista religioso, marcado pela solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, que em Leiria, uma vez que esta é a invocação titular da Sé, se alia à do Santuário mariano do alto da cidade, celebrando-se, assim, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação, tida como padroeira popular da cidade. Esta tradição remonta ao ano de 1873.

Depois de dois anos marcados pelos constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19, os festejos regressaram, este ano, aos moldes tradicionais das últimas décadas.

Para melhor preparar esta solenidade, o programa contou, como tem sido habitual, com o tríduo preparatório nos dias 12 ,13 e 14, com adoração ao Santíssimo, celebração da Eucaristia e oração do rosário e vésperas no dia 14. Ainda nesse último dia, realizou-se um concerto de órgão e canto, de forma a, através não só da oração, mas também da música, “pedir a Deus, por Maria, o dom da paz para o mundo”.

Festa de Nossa Senhora da Encarnação regressou à tradição

Do dia 15 de agosto destacam-se os dois momentos fulcrais e muito participados desta Solenidade: a celebração da Missa solene, às 15h, pelas intenções dos festeiros e devotos de Nossa Senhora da Encarnação, presidida pelo vice-provedor da confraria, padre Fábio Bernardino e às 21h00, na Igreja de Santo Agostinho, a Missa presidida pelo pároco de Leiria, padre Gonçalo Teixeira Diniz. Esta celebração foi seguida da Procissão de velas até ao Santuário com a imagem de Nossa Senhora da Encarnação, levada em ombros por mulheres de Leiria, como dita a tradição. A chegada ao Santuário é vivida por todos os que subiram o monte com particular emoção, como filhos que levam a mãe de volta a casa. A celebração terminou com a consagração da cidade a Nossa Senhora pelo presidente da celebração, através das palavras do Papa Francisco:

“Bem-Aventurada Virgem (Maria, Srª da Encarnação),
com renovada gratidão pela tua presença materna
unimos a nossa voz à de todas as gerações
que te proclamam bem-aventurada.
Em ti celebramos as grandes obras de Deus,
que nunca Se cansa de inclinar-Se com misericórdia
sobre a humanidade, afligida pelo mal e ferida pelo pecado,
para a curar e salvar.
Acolhe com benevolência de Mãe
o ato de entrega que hoje fazemos com confiança,
diante desta tua imagem que nos é tão querida.
Estamos certos de que cada um de nós é precioso aos teus olhos
e que nada do que habita os nossos corações te é estranho.
Deixamo-nos alcançar pelo teu dulcíssimo olhar
e recebemos a consoladora carícia do teu sorriso.
Guarda a nossa vida entre os teus braços:
abençoa e robustece todo o desejo de bem;
vivifica e alimenta a fé;
ampara e ilumina a esperança;
suscita e anima a caridade;
guia a todos nós no caminho da santidade.
Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção
pelos pequenos e pobres, pelos excluídos e sofredores,
pelos pecadores e os de coração transviado;
reúne a todos sob a tua proteção
e a todos entrega ao teu amado Filho,
Jesus Nosso Senhor.
Ámen!”

Importa, também, referir que ao longo dos dias do tríduo preparatório e de forma particular no dia 15, houve, além dos momentos celebrativos em honra de Nossa Senhora, momentos de convívio entre as pessoas que se associaram a esta festividade e oportunidade de assistir a momentos culturais, nomeadamente o concerto da Banda Filarmónica dos Pousos, que há mais de 100 anos e de forma ininterrupta, é presença assídua nesta celebração.

A Confraria de Nossa Senhora da Encarnação aproveita para agradecer a todas as instituições e pessoas que colaboraram no sentido de tornar possível a realização deste evento de louvor à Virgem Maria.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress