Faleceu o Cónego Manuel da Silva Gaspar (1918-2020)

No serviço mais diretamente pastoral, foi pároco dos Marrazes (1974-1978) e de Leiria (1978-1998), tendo sido também vigário da Vara de Leiria, desde 1976, durante pelo menos três mandatos.

O cónego Manuel da Silva Gaspar, de 101 anos, faleceu esta manhã, de doença natural, na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde residia. O funeral terá lugar amanhã, no cemitério do Souto da Carpalhosa.

Filho de Manuel da Silva e de Maria de Jesus, nasceu no Souto da Carpalhosa, concelho de Leiria, em 6 de outubro de 1918. Entrou para o Seminário de Leiria em 1932. Concluída a sua formação, foi ordenado padre em 12 de julho de 1942, no Santuário de Fátima, pelo bispo D. José Alves Correia da Silva. Era irmão mais velho do padre Virgílio da Silva, já falecido.

No seu longo percurso de serviço à Igreja, foi prefeito (1942-1961) e professor (1942-1974) do Seminário Diocesano de Leiria, assistente diocesano dos Cruzados de Fátima (atualmente Movimento da Mensagem de Fátima) de 1949 a 1960 e do movimento Juventude Independente Católica Feminina (JICF). Nos serviços diocesanos, desempenhou os cargos de Secretário da Associação de Doutrina Cristã (antecessor do atual serviço de catequese), de 1953 a 1960, Diretor da Pastoral Vocacional (1962-1972) e do Secretariado de Liturgia e Arte sacra, mais tarde denominado Secretariado de Pastoral litúrgica e Música Sacra (de 1972 a 2003). Foi ainda Juiz Pró-Sinodal na cúria diocesana, membro do Conselho Presbiteral em vários mandatos e do Cabido da catedral, tendo sido nomeado cónego em 1978.

No serviço mais diretamente pastoral, foi pároco dos Marrazes (1974-1978) e de Leiria (1978-1998), tendo sido também vigário da Vara de Leiria, desde 1976, durante pelo menos três mandatos. Em 1998, por motivos de saúde, deixou o serviço pastoral da paróquia de Leiria, indo residir para a Casa Diocesana do Clero e mantendo atividade no Secretariado de Pastoral Litúrgica.

Colaborou também na revisão linguística e literária da Bíblia Monumental Ilustrada, de livros litúrgicos e de várias publicações do Santuário de Fátima.

O Cónego Manuel da Silva Gaspar era um homem muito acessível e amável, discreto, estudioso e de notável cultura, com uma paixão pela fotografia. No seu magistério de professor de várias disciplinas, era reconhecido como um bom pedagogo. Tinha um carinho especial pelos seus confrades, os sacerdotes, especialmente pelos mais novos. Acolheu vários em estágio pastoral e como colaboradores, dando-lhes espaço e apoiando-os no seu modo de ser e nas iniciativas. Foi um sacerdote que cultivou com profundidade a espiritualidade, com especial interesse pela liturgia, sabendo discernir bem o espírito autêntico e as normas práticas. Neste sentido, cuidou da formação dos sacerdotes, dos ministros extraordinários da comunhão e da publicação de ensinamentos nos jornais diocesanos. Sabia atender bem as pessoas e servi-las como bom pastor. Foi um zeloso ministro de Cristo e servidor da Igreja.

Ao mesmo tempo que agradecemos a Deus o dom da vida e do ministério deste fiel e generosos sacerdote, manifestamos o reconhecimento à Casa Diocesana do Clero e às suas colaboradoras, pelo competente e carinhoso serviço com que dele cuidaram nesta última fase da sua vida. Apresentamos sentidos pêsames aos familiares e amigos e imploramos de Deus o dom de novas vocações sacerdotais para o serviço do Seu povo, conforme o exemplo deste sacerdote.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.