Faleceu o cónego António Gameiro

O Cónego António das Neves Gameiro, de 85 anos, faleceu, ontem, dia 25 de agosto de 2019, na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde residia. No seu testamento deixou exarada esta profissão de fé: Creio na vida eterna e confio na infinita bondade do Pai, que me preparou o Reino da Glória pelos méritos de Cristo Redentor.

António Gameiro nasceu em São Simão de Litém (Pombal), no ano de 1934, filho de Manuel Gameiro e de Conceição das Neves, e teve três irmãos. Entrou para o Seminário de Leiria em 1945 e foi ordenado presbítero em 1956, na catedral de Leiria, pelo bispo D. João Pereira Venâncio. Começou por exercer o ministério sacerdotal na paróquia de Leiria como coadjutor, depois, pároco, confessor e mestre de cerimónias. Serviu temporariamente a paróquia dos Pousos (1969-1970) e foi pároco dos Marrazes, entre 1978 e 2003. Foi professor, diretor espiritual e formador, no Seminário de Leiria, desde 1967 a 1978. Em 1988, foi nomeado cónego da Sé, integrando o respetivo cabido. Nesta instituição, ocupou-se, entre outras causas, no projeto de aquisição de órgão de tubos para a igreja catedral. Foi membro do Conselho Presbiteral. Desempenhou também, ao longo de múltiplos anos, a tarefe de mestre de cerimónias no Santuário de Fátima. Desempenhou ainda o cargo de administrador do jornal “O Mensageiro”.

Ao longo da sua vida sacerdotal, destacou-se especialmente na assistência espiritual, colaboração e serviço a vários movimentos apostólicos da Igreja: Escutismo, Legião de Maria, Cursos de Cristandade, Equipas de Casais de Nossa Senhora e Caminho Neo-catecumenal.

Em 2003, por motivos de saúde, foi viver para a Casa do Clero, da qual, em 2007, seria nomeado assistente espiritual. Até há pouco tempo, apesar das limitações de saúde, ainda colaborava nas confissões e no atendimento espiritual no Santuário de Fátima e presidia a celebrações das comunidades do Caminho Neo-catecumenal.

Era um homem desprendido, dotado de bom humor, espírito muito positivo e disponível para o serviço aos irmãos. Quando já estava bastante limitado pela doença, à pergunta  como estava, respondia invariavelmente, como a sua boa-disposição: “Melhor, não presta!”. Revelava assim estar pacificado com a sua situação de velhice e estado de saúde. Como sacerdote e pastor, destaca-se a sua dedicação incondicional ao serviço do povo de Deus, o cuidado no envolvimento dos leigos e a sua formação espiritual e apostólica. Soube identificar e apoiar os movimentos eclesiais como dons do Espírito Santo e forças apostólicas para revitalizar a vida da Igreja e potenciar a irradiação do Evangelho na sociedade.

Ao dar a notícia do falecimento do Cónego Gameiro, a Diocese de Leiria-Fátima louva a Deus e agradece o precioso dom deste sacerdote e os frutos do seu ministério pastoral.

Igualmente, manifesta o seu reconhecimento e gratidão a quantos o ajudaram e dele cuidaram na vida e na doença, nomeadamente na Casa Diocesano do Clero. Aos familiares e amigos, apresenta sentidas condolências, implorando para todos o conforto da fé e da misericórdia de Deus.

Velório e exéquias

O corpo do Cónego Gameiro será levado, hoje, para a igreja do seminário de Leiria, onde chegará pelas 18 horas e ficará em câmara ardente. Ali haverá missa de sufrágio, às 20h30. 

A celebração exequial, presidida pelo bispo diocesano, Cardeal D. António Marto, terá lugar, amanhã, terça-feira, na Sé de Leiria, às 10h30. Depois, o cortejo fúnebre seguirá para S. Simão de Litém, em cuja igreja paroquial haverá missa, às 14h30. O sepultamento será imediatamente depois no cemitério local.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.