Serra d’El-Rei, 22 fev 2025 (Ecclesia) – A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) participou pela primeira vez na Missão País, projeto católico de universitários, levando 55 alunos a Serra d’El-Rei, no concelho de Peniche, numa iniciativa liderada por Leonor Robalo e André Oliveira.
A missão nasceu do impulso de Leonor Robalo, que após participar no ano anterior com outra faculdade, decidiu trazer a experiência para os seus colegas. “Foi algo que surgiu e veio de uma vontade muito grande de levar Jesus e esta paixão de missionar à faculdade”, explica. Com o apoio da direção, de uma professora e da equipa nacional, trabalhou desde agosto para tornar o projeto realidade.
Os missionários dividiram-se por várias atividades na comunidade local: visitaram o lar, trabalharam com crianças na escola, apoiaram um centro para pessoas com deficiência em Peniche e dinamizaram momentos de oração. André Oliveira, em sua sétima missão, destaca o acolhimento excecional: “Não é normal sermos recebidos da forma como fomos recebidos aqui.”
Após esta primeira missão, os organizadores pretendem reabrir o Núcleo de Estudantes Católicos da faculdade. A iniciativa integra-se na edição 2025 da Missão País, que com o lema “Não se perturbe o vosso coração” mobiliza cerca de 4.200 universitários de 60 faculdades em 73 localidades portuguesas.