Evangelização e contas preencheram Assembleia do Clero

Várias instituições diocesanas deram a conhecer também as suas contas relativas ao mesmo ano: o Seminário, a Casa do Clero, a Gráfica de Leiria, o Colégio de S. Miguel e as Fundações Signis e Francisco e Jacinta Marto.
http://lefa.pt/?p=43398

Teve lugar, no passado dia 22 de junho, no Seminário de Leiria, a assembleia anual do clero da Diocese de Leiria-Fátima, realizada tendo em conta as normas de segurança sanitária em vigor. “Desafios à evangelização” foi o tema de reflexão desenvolvido por D. Armando Domingues, bispo auxiliar do Porto. O prelado convidou os padres a “identificar e lidar com as próprias fragilidades”, a estabelecer “relações portadoras de esperança” e a adotar “um estilo de pastor que dá confiança”. Em ordem à evangelização, com um sentido prático, exortou a “ter um projeto de comunidade, mais do que de pastoral”, a procurar “responder adequadamente à sede de Deus de muitas pessoas” com a oferta de uma espiritualidade que “cure, liberte, encha de vida e de paz”, ao mesmo tempo que “chame à comunhão solidária e à fecundidade missionária”. No esforço dos pastores há de estar igualmente a construção de “uma sociedade cada vez mais fraterna”, mediante o “diálogo de culturas, de povos e de religiões”, como defende o Papa Francisco. Como caminho para a evangelização indicou a sinodalidade, ou seja, o discernir juntos as formas de vida renovada e caminhar pastores e fiéis leigos uns com os outros. Apontou também a oportunidade da Jornada Mundial da Juventude como “teste à mobilização e renovação”. E concluiu, dizendo: “A pastoral juvenil é como um laboratório permanente de renovação da pastoral da Igreja, porque, na realidade, a pastoral juvenil é uma antecipação do futuro. Pode ser um espaço de experimentação de novas propostas de evangelização e, por isso mesmo, torna-se um estímulo para a inovação pastoral.”

Na reunião magna do clero, houve ainda a prestação de contas do ano de 2020 dos Fundos Económico Diocesano e do Clero, de que brevemente será tornado público um resumo. Várias instituições diocesanas deram a conhecer também as suas contas relativas ao mesmo ano: o Seminário, a Casa do Clero, a Gráfica de Leiria, o Colégio de S. Miguel e as Fundações Signis e Francisco e Jacinta Marto.

A oração, a celebração da Missa lembrando os colegas falecidos e o almoço de confraternização fizeram ainda parte da agenda da assembleia, presidida pelo Cardeal D. António Marto. Nas suas intervenções, o bispo diocesano manifestou a sua satisfação pelo encontro do clero, deu ânimo e exortou todos a manterem a unidade e o sentido de fraternidade.

Nota episcopal e resumo
http://l-f.pt/5ww7

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress