Estão abertas as inscrições na disciplina de Religião e Moral: uma opção que faz e dá sentido

O procedimento é bastante simples e basta indicar que se pretende também frequentar a disciplina no momento da matrícula. Esta oferta educativa, sendo de inscrição livre, está obrigatoriamente disponível em todas as escolas.

Já estão abertas as matrículas na Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para o próximo ano escolar de 2022-23. O procedimento é bastante simples e basta indicar que se pretende também frequentar a disciplina no momento da matrícula. Esta oferta educativa, sendo de inscrição livre, está obrigatoriamente disponível em todas as escolas e em todos os ciclos sendo que, por estar integrada no horário normal de cada escola, pelo que não traz nenhum transtorno acrescido às famílias.

Na território da diocese de Leiria-Fátima são milhares os alunos de todos os ciclos (do 1º ao 12º ano) que todos os anos frequentam a disciplina de EMRC. Aliás, e segundo as informações do Serviço Diocesano de Pastoral nas Escolas que dinamiza todo o processo, “ao longo dos últimos anos esse número até tem vindo a crescer, o que constitui uma boa notícia”. É a este serviço que também compete acompanhar os cerca de 30 professores “que fazem esta caminhada com os alunos e que dão o seu melhor para que esta disciplina seja um verdadeiro enriquecimento para todos os que nela participam”.

«EMRC, Supera-te!»
https://youtu.be/GLjxSKRYWwE

Uma disciplina que se envolve na comunidade escolar

O padre Gonçalo Diniz, responsável pela organização de todos os aspectos referentes à disciplina de EMRC em Leiria-Fátima, afirma que “felizmente, na nossa Diocese temos tido quase sempre os professores necessários para suprir as necessidades”. Para além de professores com mais experiência, acrescenta que “contamos também com um número significativo de professores ainda jovens e muito bem preparados, sendo que, muitos deles, pelo seu empenho e capacidades, estão também envolvidos em vários projetos e iniciativas das respetivas comunidades escolares”.

«EMRC, Atreve-te!»
https://youtu.be/2eM-A45M0LU

Nas várias idades, e sempre adaptado à mesmas, o programa desta disciplina constitui um importante complemento ao que é ensinado nas restantes disciplinas. O padre Gonçalo explica que, na EMRC “os alunos vão progressivamente descobrindo o que é a dimensão religiosa e como esta é tão importante para cada pessoa e para o bem de toda a sociedade”. Além disso, “a disciplina de EMRC é também uma oportunidade para despertar para valores tão importantes, como a fraternidade, a paz, o cuidado da criação, e tantos outros”. Conclui que, “por isso, talvez ainda mais nos tempos que vivemos, EMRC é uma opção com sentido!“.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

plugins premium WordPress