Estamos na Semana Cáritas: tempo para conhecer e ser mais solidário

A Semana a Nacional da Cáritas é um momento em que as várias entidades que compõem a Cáritas, através dos proventos recolhidos pela ação do peditório público, podem reforçar algumas das suas iniciativas anuais. No decorrer desta Semana Nacional, a Cáritas de Leiria, irá promover na diocese um conjunto de ações de forma a assinalar o momento.

A Semana Nacional da Cáritas é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal. Este ano esta ação irá decorrer de 13 a 20 de março. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.

Por todo o país, através da rede Cáritas irão ser dinamizadas várias atividades de reflexão sobre a ação social. A partir de quinta-feira, dia 17 até ao dia 20 de Março, por todo o país irá decorrer o peditório púbico, onde voluntários devidamente identificados irão abordar as pessoas para que estas possam contribuir e assim dar continuidade ao apoio da Cáritas, deste modo, nas ruas e em formato online, o peditório irá decorrer com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta da Cáritas a todos os que nos procuram.

A Semana a Nacional da Cáritas é um momento em que as várias entidades que compõem a Cáritas, através dos proventos recolhidos pela ação do peditório público, podem reforçar algumas das suas iniciativas anuais. De salientar que no ano de 2021, a Cáritas Diocesana de Leiria realizou 1011 atendimentos e apoiou cerca de 341 famílias num total de 933 pessoas. Em relação ao serviço da Loja Solidária, foram atendidas 137 famílias num total de 428 pessoas. Foi realizada ainda a Colónia Balnear, na praia do Pedrogão que acolheu nos meses de Verão, 108 crianças e adolescentes com a colaboração voluntária de 37 jovens monitores. No ano transato, o peditório foi feito exclusivamente online tendo sido angariado um total de 6.717,43€.

No decorrer desta Semana Nacional, a Cáritas de Leiria, irá promover na diocese um conjunto de ações de forma a assinalar o momento. Neste sentido, conscientes da importância de estar junto dos grupos de expressão sócio caritativos como são exemplos os grupos Cáritas paroquiais e as Conferências São Vicente de Paulo, que atuam de forma próxima nas localidades irá promover encontros em vários locais: Batalha, Caranguejeira e Fátima, de modo a auscultar o trabalhado e dificuldades sentidas no apoio social prestado aos agregados familiares acompanhados.

Dando a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano, a Cáritas irá promover no próximo dia 19 de março (sábado) um dia aberto, onde a instituição estará de portas abertas para todas as pessoas que queiram conhecer de perto o espaço e os elementos que compõem esta entidade. Esta iniciativa irá decorrer na sede das 10h00 às 17h00.

Como momento final, será realizado no dia 20 de março, domingo, às 16h00 um espetáculo comemorativo Dia Cáritas, com a presença de grupos de música e dança da região. Este evento, irá assinalará os 45 anos de existência, da Cáritas na diocese de Leiria-Fátima. Esta iniciativa, terá lugar no Colégio Conciliar Maria Imaculada, na Cruz da Areia.

No encontro esperamos a presença de todos, os que ao longo dos anos colaboraram com a Cáritas Diocesana de Leiria. A entrada é livre.

A Semana Nacional da Cáritas, terá este ano o seu encerramento, no dia 20 de março (domingo) em Leiria, a cerimónia religiosa terá lugar na Sé de Leiria, às 19h00 e será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas de Carvalho, e contará com a presença de D. José Traquina, bispo da diocese de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress