O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) uniram esforços para apoiar a recuperação de escolas na região espanhola de Valência, afetada por um temporal devastador. As instituições portuguesas juntaram-se ao fundo de emergência «EC. Escuelas en pie» [ndr: Escolas Católicas. Escolas em pé], criado para auxiliar escolas danificadas, demonstrando solidariedade com as congéneres espanholas.
“Para além das orações pelas vítimas e por todos os que perderam os seus bens, queremos contribuir com doações para que estas escolas retomem as suas atividades com condições mínimas”, sublinham SNEC e APEC em comunicado conjunto. O fundo, estabelecido pelas Escuelas Católicas de Espanha, visa responder aos danos causados pelo temporal e apoiar a continuidade da educação na região.
Pedro J. Huerta Nuño, secretário-geral das Escuelas Católicas em Espanha, descreve a situação crítica: “Além das perdas humanas, vários centros educativos foram gravemente afetados em infraestruturas, mobiliário e material escolar”. Acrescenta que o foco da iniciativa é “reparar os danos mais graves, adquirir mobiliário e lançar programas de apoio psicológico para a comunidade educativa”.
A tempestade, ocorrida a 30 de outubro, despejou o equivalente a um ano de precipitação em oito horas, provocando mais de duzentas mortes, desaparecimentos e danos materiais significativos. A região, habitada por mais de 2,5 milhões de pessoas, enfrenta interrupções no abastecimento de água, eletricidade e gás e enfrenta prejuízos milionários.
As autoridades locais mantêm escolas e universidades encerradas e incentivam o teletrabalho, enquanto decorrem os esforços de reconstrução. Segundo Pedro Huerta, a associação está a ultimar um relatório para avaliar as necessidades específicas dos centros afetados, com vista a direcionar adequadamente as ajudas.
No âmbito deste apoio, uma delegação portuguesa, composta por Fernando Moita, diácono Fernando Magalhães, Jorge Cotovio e o padre António Valério, participa no XVII Congresso Nacional das Escuelas Católicas, em Madrid, até dia 9 de novembro. Este evento proporcionará um espaço de partilha e reforço de laços entre as instituições educativas dos dois países.