Escola Razões da Esperança vai começar e as inscrições estão abertas

No dia 27 de setembro de 2022 terá lugar a abertura do ano letivo da Escola Razões da Esperança às 21h00, com a celebração da Eucaristia na igreja do Seminário diocesano, presidida por D. José Ornelas Carvalho, que fará entrega de diplomas aos alunos finalistas.

No dia 27 de setembro de 2022 terá lugar a abertura do ano letivo da Escola Razões da Esperança às 21h00, com a celebração da Eucaristia na igreja do Seminário diocesano, presidida por D. José Ornelas Carvalho, que fará entrega de diplomas aos alunos finalistas.

Seguidamente, será feita a apresentação das disciplinas da primeira hora no 1º semestre: ”Cristo: Deus e Homem”, que será lecionada pelo padre Manuel Henrique e “Jornada Mundial da Juventude: uma janela de esperança”, orientada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil. Segue-se a apresentação das várias propostas formativas da segunda hora.

A concluir, são feitas as inscrições nas várias formações. A organização apela aos que pensam inscrever-se, a que o façam quanto antes e não deixem para o primeiro dia de aulas.

No dia 11 de outubro têm início os encontros quinzenais da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), destinados à formação pastoral dos cristãos, sobretudo daqueles que exercem algum serviço no seio das comunidades cristãs. Como habitualmente, decorrem às terças-feiras, das 21h00 às 23h00, no Centro Pastoral Diocesano (no Seminário de Leiria).

Calendário do primeiro semestre

Abertura do ano: 28/09/2021 – Aulas: OUT. 11, 25; NOV. 08, 22; DEZ. 06, 20; JAN. 03, 17 (ver calendário aqui: https://lefa.pt/calendar/edre)

No primeiro semestre destacamos: “Jornada Mundial da Juventude: uma janela de esperança”. Esta proposta visa contribuir para uma melhor preparação do evento em causa, quer daqueles que estão diretamente envolvidos, como das famílias de acolhimento e dos cristãos em geral.

Na segunda hora (22h00 às 23h00) a EDRE oferece várias propostas de formação específica, promovida pelos vários departamentos, serviços e movimentos diocesanos:

A pensar nos catequistas haverá, na segunda hora, a formação de “Psicologia Catequética”, do Curso Geral de Catequistas e que será orientada pelo padre Leonel Baptista; e o curso de iniciação de catequistas – “Ser Catequista” – o qual ocupará todo o tempo das 21h00 às 23h00.

Para além destas propostas de formação específica, dirigidas sobretudo aos catequistas, teremos também a “Escola de Leitores Ministros e Extraordinários da Comunhão” (pelo Departamento de Liturgia); a “Escola de Cursistas” (dos Cursilhos de Cristandade); e como novidade “Figuras femininas da Bíblia”. A partir dos textos da biblista Rosanna Virgili no seu livro La forza del cuore, propõe-se o conhecimento de algumas das figuras femininas mais influentes do Antigo Testamento. A não perder!

Inscrições

Para frequentar estas propostas formativas deve ser feita a matrícula até 8 dias antes do início das aulas, preenchendo o impresso próprio que pode descarregar AQUI (http://l-f.pt/8rCv). Depois de se preencher o impresso de matrícula, deve ser enviado por e-mail para ccfc@leiriafatima.pt ou entregue na Secretaria do CCFC (Centro Pastoral Diocesano | Seminário Diocesano) ou na Portaria do Seminário Diocesano de Leiria. No caso de ser necessário fazer a matrícula presencialmente, pode ser na Secretaria do CCFC, no Seminário Diocesano de Leiria, ou no dia 27 de setembro aquando da abertura do ano letivo da Escola Diocesana Razões da Esperança.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress