Escola “Razões da Esperança” dá formação sobre as celebrações no segundo semestre

Na primeira hora (das 21h00 às 22h00) será lecionada a disciplina “As celebrações da Fé” pelo P. Carlos Cabecinhas.

No dia 8 de fevereiro vai ter início o segundo semestre da Escola Razões da Esperança (EDRE). Sobre a estrutura deste serviço formativo não há alterações, mantendo-se as duas partes: a primeira, das 21h00 às 22h00 integra o Curso básico de iniciação à reflexão teológica e pastoral; a segunda, na hora seguinte, apresenta uma oferta variada, dinamizada por vários serviços. O ritmo também continua quinzenal, sempre às terça-feiras, no Seminário Diocesano de Leiria.

Na primeira hora (das 21h00 às 22h00) será lecionada a disciplina “As celebrações da Fé” pelo P. Carlos Cabecinhas. Esta disciplina integra curso básico, pelo que a participação é “obrigatória” para quem pretende obter diploma. Nela devem inscrever-se todos os que pretendem concluir o curso.

A lista de temas a abordar é a seguinte:

  1. Celebrar a fé
  2. Os elementos da celebração
  3. Os Sacramentos
  4. A iniciação cristã. Batismo e Confirmação
  5. A Eucaristia
  6. A Penitência e a Unção dos Doentes
  7. A Ordem e o Matrimónio
  8. O Ano Litúrgico

O Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica é uma oferta da EDRE composta por seis disciplinas “obrigatórias”, cuja finalidade é a formação dos agentes pastorais de que a Diocese precisa, nos seus vários âmbitos e instituições, porque “a fé precisa de alimento, de cuidado, de orientação, de formação atenta e dedicada” (D. António Marto). Além destas seis disciplinas “obrigatórias” vão surgindo outras “complementares” que abordam temas variados.

As disciplinas da primeira hora têm uma duração de oito horas letivas, em oito sessões. Em qualquer delas, podem inscrever-se todas as pessoas maiores de 16 anos. Quem não frequentou o primeiro semestre pode igualmente inscrever-se.

Podem ser obtidas mais informações junto do Centro de Cultura e Formação Cristã (Seminário Diocesano de Leiria), em formacao.leiria-fatima.pt, pelo endereço eletrónico cfcleiria@gmail.com ou pelos contactos 244 103 816 ou 918 022 575.

A ecologia em destaque

Também na primeira hora é oferecido um tema novo e especialmente atual nos nossos dias: “Cuidar da Terra, cuidar dos outros”. Será lecionado por elementos da “Rede Cuidar da Casa Comum”. Esta formação terá um complemento na segunda hora através dos “Focos de conversão ecológica”.

“Cuidar da Casa Comum” é uma iniciativa de uma rede de instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual. Esta rede procura aprofundar e difundir a encíclica Laudato si’ – Sobre o cuidado da casa comum, e acompanha, no espaço eclesial, as questões ecológicas de âmbito nacional e mundial, evidenciando as suas causas e consequências e equacionando-as à luz da encíclica de modo a promover a tomada de consciência coletiva acerca da sua relevância e urgência.

Para a prossecução destes objetivos, a Rede está a realizar sessões de esclarecimento e sensibilização, e a fomentar a criação de “focos de cuidado da casa comum” (grupos locais empenhados na promoção de uma ecologia integral) aos quais proporcionará os correspondentes instrumentos de reflexão e guiões para iniciativas de conversão ecológica, bem como animará plataformas para difusão e troca das diferentes experiências.

Já os “Focos de conversão ecológica” a que diz respeito a segunda hora, são pequenos grupos (entre 5 e 10 pessoas) constituídos para responder aos apelos do papa Francisco na encíclica Laudato si’, designadamente para fomentar uma conversão ecológica no seio da respetiva comunidade.

A segunda hora: o habitual e a ecologia

Na segunda hora (das 22h00 às 23h00) funcionarão os vários grupos: Curso “Ser Catequista”, Curso Geral de Catequistas, Doutrina Social da Igreja, Escola de Leitores, Escola de Ministros Extraordinários da Comunhão, Escola de Cursistas e Focos de Conversão Ecológica.

Os dias previstos para a EDRE são os seguintes: 8 e 22 de fevereiro; 8 e 22 de março; 5 e 19 de abril; 3 e 17 de maio.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente