Escola Diocesana inicia disciplina sobre ecologia: a urgência de hábitos mais sustentáveis

Pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudati 'Si. A disciplina tem a designação de "Cuidar da Terra, cuidar do outros".

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, terça-feira, data marcada para o início do segundo semestre, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE) contará com uma novidade que ocupará a primeira hora (das 21h00 às 22h00) e terá desenvolvimento específico no segundo tempo (das 22h00 às 23h00).

Pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudati ‘Si. A disciplina tem a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da “Rede Cuidar da Casa Comum”, que congrega instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual que se propõem a contribuir para o aprofundamento e difusão dos temas relacionados com a ecologia integral.

Cuidar da Casa Comum – A Igreja ao serviço da Ecologia Integral

Em nota enviada pelo Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) que organiza a EDRE, esta disciplina terá oito sessões. Refere que “estamos todos despertos para a urgência na mudança de hábitos mais sustentáveis que contribuam para um cuidado pela terra que habitamos, não podendo nunca dissociar a questão ambiental, da questão humana, a isto chamamos Ecologia Integral”. Nesse sentido, partilham a necessidade “de uma conversão ecológica que ganhe sentido numa espiritualidade também ela ecológica, numa relação Criação-Criador”. Um dos objetivos desta disciplina é “explorar os desafios deixados pelo Papa e refletir sobre as questões por ele abordadas, que se dividirá em dois momentos: estudo e reflexão, e foco de conversão ecológica”.

Durante a primeira parte é feita uma abordagem de um ponto de vista mais teológico da encíclica e das questões que esta levanta. Na segunda hora, numa reflexão mais pastoral, pretende-se pôr em prática através daquilo a que a organização chama de “focos de conversão ecológica”.

O que são “focos de conversão ecológica”?

De acordo com a Rede Cuidar da Casa Comum (ver casacomum.pt), os “focos” são pequenos grupos, entre 5 e 10 pessoas, constituídos para fomentar uma conversão ecológica no seio da respectiva comunidade. Como se pode ler no site da organização, “os focos têm por missão escutar o grito da nossa Casa Comum ‘contra o mal que lhe provocamos’, identificar, na vida quotidiana, ‘o uso irresponsável’ dos bens da Terra, criar no seio das respectivas comunidades pontes de diálogo com vista à construção de uma ecologia integral, tanto no plano dos comportamentos individuais com nas opções e práticas das comunidades da sua área de influência”.

Assim, estes focos têm uma abordagem mais prática e virada para concretizações, “com vista a proceder às correcções de rota e às mudanças que é urgente operarmos para cumprir o papel que nos cabe de cuidadores da casa comum”. Para esse efeito, existe material de apoio pensado para os grupos que têm vindo a fazer esse caminho.

Programa das oito sessões

Aula 1
1ª Parte: Introdução à Encíclica Laudato Sí.
2ª Parte: Apresentação do Foco de Conversão Ecológica – Mudança do olhar e do coração (Texto de Apoio 1)

Aula 2
1ª Parte: Capítulo I – O que está a acontecer à nossa casa
2ª Parte: O que está a acontecer aqui ao lado? (Texto de Apoio 2)

Aula 3
1ª Parte: Capítulo II – O Evangelho da Criação
2ª Parte: Evangelho da Criação (Texto de Apoio 4)

Aula 4
1ª Parte: Capítulo III – A Raiz Humana da Crise Ecológica
2ª Parte: A raiz humana da crise ecológica. (Texto de Apoio 3)

Aula 5
1ª Parte: Capítulo IV – Uma Ecologia Integral
2ª Parte: Não duas realidades, mas uma. O que muda?

Aula 6
1ª Parte: Capítulo V – Algumas Linhas de Orientação e Ação
2ª Parte: O meu olhar e a minha ação, como concretizar?

Aula 7
1ª Parte: Capítulo VI – Educação e Espiritualidade Ecológicas
2ª Parte: Educação e espiritualidade Ecológicas. (Texto de Apoio 5)

Aula 8
1ª Parte: As grandes conclusões da Encíclica
2ª Parte: Ecologia Integral, o que mudou em nós!

Informações e inscrições

Os dias previstos para a leccionação são os seguintes: 8 e 22 de fevereiro; 8 e 22 de março; 5 e 19 de abril; 3 e 17 de maio. Podem ser obtidas mais informações junto do Centro de Cultura e Formação Cristã (Seminário Diocesano de Leiria), em formacao.leiria-fatima.pt, pelo endereço eletrónico cfcleiria@gmail.com ou pelos contactos 244 103 816 ou 918 022 575.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Mais recente

plugins premium WordPress