Esclarecimento sobre Missas e Peregrinação diocesana neste tempo de desconfinamento

As regras para estas bem como para outras celebrações e atividades pastorais são as definidas pela Conferência Episcopal nas orientações publicadas em 8 de maio de 2020.

Na sequência do comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, surgiram algumas dúvidas acerca dos procedimentos a adoptar. Em resposta às mesmas e também em ordem à peregrinação diocesana a Fátima, seguem-se alguns esclarecimentos:

1. As celebrações da Eucaristia com a presença de assembleia, incluindo as vespertinas de sábado ou de domingo, estão permitidas. Os horários limitativos impostos pelo governo dizem respeito aos estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços, e não às Missas. As regras para estas bem como para outras celebrações e atividades pastorais são as definidas pela Conferência Episcopal nas orientações publicadas em 8 de maio de 2020.

2. Programa da Peregrinação diocesana a Fátima:

– mantém-se inalterada a proposta dos “oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima” e o respetivo programa;

no domingo, dia 21, no Santuário de Fátima, as celebrações são alteradas, como segue:

10h00: oração do rosário, na capelinha das aparições, com oferta de flores e consagração da Diocese a Nossa Senhora;

11h00: celebração a Eucaristia, na basílica da Santíssima Trindade;

Dada a proibição de circulação entre concelhos, só podem participar nas celebrações em Fátima os padres e fiéis das paróquias do concelho de Ourém, como vivamente se recomenda, sendo representantes de todo o santo povo de Deus da Diocese de Leiria-Fátima.

3. Missas nos dias 20 e 21:

– Devem ser celebradas conforme as possibilidades e o entendimento pastoral dos párocos, em sintonia e comunhão com o Bispo e a Igreja diocesana em peregrinação.

– Proporcione-se aos fiéis a participação presencial na Missa da própria comunidade em vez da assistência da que é transmitida do Santuário de Fátima.

– As paróquias do concelho de Ourém têm a possibilidade de participar presencialmente na peregrinação em Fátima. Por isso, os párocos, com a devida sensibilidade de pastores e sentido de comunhão eclesial, ponderem a decisão de, no domingo, irem para Fátima com os seus paroquianos ou de celebrarem nas suas comunidades.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.