Equipas de Nossa Senhora iniciam atividades no Arrabal

Neste encontro, ainda houve oportunidade para divulgar as Jornadas Mundiais da Juventude 2023, lançando-se o repto para que as famílias presentes acolhessem pelo menos dois jovens.

No passado dia 25 de setembro, os 3 setores de Leiria das Equipas de Nossa Senhora (ENS) deram início às suas atividades pastorais com um encontro na acolhedora paróquia do Arrabal.

O evento teve início às 15 horas com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Manuel Silva, coadjuvado por mais três conselheiros espirituais (padres André Baptista, Luís Inácio João e Leonel Baptista), e que teve como ponto alto da celebração a passagem de testemunho de alguns casais responsáveis que, nesse dia, cessaram o seu serviço para o transmitirem a outros, numa lógica de rotatividade, própria deste movimento de espiritualidade conjugal. Assim, a Joana e o Ricardo assumiram funções de responsáveis no Setor A (em substituição da Madalena e do Artur) e a Elisa e o Pedro passaram a responsáveis do Setor C (substituindo a Catarina e o Márcio). Nesta cerimónia, também entraram ao serviço alguns casais de ligação que estabelecem pontes com as equipas de base.

Equipas de Nossa Senhora iniciam atividades no Arrabal

Neste encontro, ainda houve oportunidade para divulgar as Jornadas Mundiais da Juventude 2023, lançando-se o repto para que as famílias presentes acolhessem, nas “Pré-Jornadas” desse grande encontro (finais de julho), «pelo menos dois jovens» que virão a Portugal para se encontrarem com o Papa Francisco, em Lisboa, no início de agosto do próximo ano.

Após o momento de espiritualidade à volta da Mesa Eucarística, seguiu-se um convívio com lanche partilhado, durante o qual os casais puderam manifestar as suas alegrias, ansiedades e preocupações, depois de um longo período de pandemia que afastou muitas pessoas da confraternização e dos encontros presenciais, tão determinantes para se fortalecerem as relações interpessoais. Tratou-se de um momento ímpar de convivência fraterna, reforçado pela atividade lúdica “Raspadinha do Amor” que, para além do prémio simbólico associado, continha um desafio a realizar, posteriormente, em casal (ou pelo conselheiro espiritual). 

Sabemos que os tempos são difíceis, nomeadamente no que à espiritualidade diz respeito, mas o mote já havia sido dado no discurso inicial quando se fez um apelo ao empenho de todos para se convidarem casais novos para o Movimento, pois as ENS têm «instrumentos fabulosos de construção do casal, de caminhada da família, de conjugalidade e espiritualidade, e todos os equipistas reconhecem o valor dessas ferramentas que o Padre Caffarel nos deixou». O desafio foi lançado, assim, a todos os presentes (e não só), porquanto a vitalidade do Movimento «depende de cada equipista e de cada equipa», a fim de continuarmos a ser «singelos membros de uma grande família de respeito e de dignidade humana, de caminhada do casal, da família e da comunidade/sociedade, na senda dos valores de Jesus Cristo». Tal como referia um casal responsável, «a exemplo de Maria, atrevamo-nos a parar, a olhar ao nosso redor, a escutar os que estão à nossa volta e a estar atentos ao outro».

Numa altura em que se procedeu à passagem de testemunho de alguns casais ao serviço, agradecemos a disponibilidade, a coragem e a abnegação manifestadas por todos quantos se mostraram (e mostram) disponíveis para abraçar esta causa (conselheiros espirituais, responsáveis de setores, casais de ligação e casais responsáveis de equipa). 

Na verdade, trata-se de um serviço que a todos diz respeito, que nos vai enriquecendo e formando enquanto pessoas que se pretendem mais solidárias, fraternas e humanas, neste mundo cada vez mais incerto, vulnerável, imprevisível, carente, desumano e egoísta, mas também repleto de permanentes e estimulantes desafios. Fazemos votos para «que continuem a deixar-se inspirar por Deus e a deixar que Ele faça a Sua vontade».

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress