“A Quaresma é uma viagem que envolve toda a nossa vida, tudo de nós mesmos. É tempo para verificar as estradas que estamos percorrendo, para encontrar o caminho que nos leva de volta a casa, para redescobrir o vínculo fundamental com Deus, do qual tudo depende”, disse o Papa Francisco.
No dia 21 de fevereiro, as ENS da Região Centro Sul celebraram a sua Via-Sacra anual. Este ano, num formato diferente do habitual devido às contingências impostas pela pandemia, a atividade realizou-se de uma forma inédita. Não obstante esses constrangimentos, contámos com grande participação de equipistas e conselheiros espirituais, não só da região, mas também de outros pontos do país. Estiveram presentes online cerca de 96 famílias/casais e conselheiros espirituais, o que corresponde a cerca de duas centenas de pessoas.

Coube aos setores de Leiria a organização deste agradável momento de oração, com a preciosa colaboração do conselheiro espiritual, padre José Augusto Rodrigues, que guiou e celebrou a via-sacra deste ano.
Ao longo das 15 estações, foram lançadas questões para reflexão, acompanhadas de música ambiente. Fomos convidados a seguir Jesus, a contemplá-Lo no caminho que Ele fez por nós até à morte na Cruz e a refletir sobre o Seu sofrimento vivido a caminho do Calvário, sofrimento esse que é expressão de amor por nós.
No final, tomaram a palavra os conselheiros espirituais dos três Setores de Leiria que deixaram uma mensagem de ânimo e esperança, para que o tempo quaresmal seja de introspeção e mudança interior até à celebração da Páscoa.