O missionário leigo voluntário, João José Pereira da Silva Antunes, vai iniciar um novo projeto de missão. Esta será a sua quarta missão como voluntário, sendo a segunda com o Grupo Missionário Ondjoyetu, da diocese de Leiria-Fátima, em Angola, e tendo já realizado duas missões em Moçambique com os Missionários Dehonianos. João partirá no próximo dia 10 de dezembro e permanecerá até ao dia 30 de abril do próximo ano.
Já o leigo voluntário Mácio Filipe Puidival Pascoal irá partir em missão pela primeira vez.
Breve resenha da história do Grupo Missionário Ondjoyetu
O Grupo Missionário Ondjoyetu iniciou o seu percurso em agosto de 1999, após um encontro entre um grupo de jovens franceses de Créteil, cidade dos arredores de Paris, e o padre Vítor Mira, então pároco de Regueira de Pontes, que tinha realizado uma experiência missionária de dois anos em Angola. Este grupo tem promovido a aproximação entre as dioceses de Leiria-Fátima (Portugal) e de Sumbe (Angola). Numa primeira fase, essa ligação concretizou-se através do “Projeto ASA – Ação Solidária com Angola”, que teve seis edições. Posteriormente, oficializou-se a geminação entre as duas dioceses, celebrada a 25 de março de 2006, com base num protocolo que define o funcionamento desta relação. O nome do grupo – Ondjoyetu – significa “A Nossa Casa” em umbundo, a língua falada no Gungo.
O Grupo Missionário Ondjoyetu tem a sua sede no edifício do Seminário Diocesano de Leiria e uma casa de missão no Bairro da Pedra Um, em Sumbe, Angola. O espaço principal de ação missionária da equipa de Leiria-Fátima é o Gungo, conforme estipulado no protocolo de geminação, onde a equipa missionária acompanha a comunidade na vertente espiritual e social.
A preparação dos voluntários João e Mácio para a missão em Angola culminará com a missa de envio, que será celebrada no dia 23 de novembro, às 19h00, na igreja da Gândara dos Olivais, da paróquia dos Marrazes. Todos quantos queiram participar na missa de envio e manifestar o seu apoio ao Grupo Missionário Ondjoyetu, bem como aos dois voluntários que irão dedicar parte do seu tempo às gentes simples e laboriosas do Gungo, estão convidados.
Para quem deseja conhecer melhor o grupo, seguem os contactos:
Email: ondjoyetu@leiriafatima.pt
Facebook: facebook.com/ondjoyetu
Instagram: instagram.com/grupomissionarioondjoyetu
Site: ondjoyetu.leiria-fatima.pt